Galera perversa que assaltava e dava coronhada na cabeça das vitimas agora no xilindró
SSP , da redação em Salvador |
09/01/2013 às 17:59
Gilson-Ademir-Polegar-Cristina-Cleidiane-e-Bárbara não davam moleza nos assaltos
Foto: SSP
Seis integrantes de uma quadrilha acusada de praticar roubos a apartamentos, pousadas e estabelecimentos comerciais em Salvador foram apresentados à imprensa, nesta quarta-feira (9), durante coletiva no edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade. A captura do bando, ocorrida na terça-feira (8), foi resultado do trabalho integrado das delegacias de Proteção ao Turista (Deltur), de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), da 7ª Delegacia Territorial (Rio Vermelho) e da 16ª Delegacia Territorial (Pituba), com o apoio da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Ademir Ribeiro dos Santos, o “Polegar”, 22 anos, Gílson Santana Oliveira, 23, Cleidson dos Santos Silva, 25, Bárbara dos Santos Nascimento, 24, Cristina Reis dos Santos, 39, e sua filha Cleidiane Santos Sena, 20 anos, são acusados de roubar, em dezembro do ano passado, apartamentos nos edifícios Brisa do Mar, em Ondina, e Cláudia, na Federação.
Outro apartamento, localizado no edifício Jardim Atlântida, no bairro Costa Azul, foi alvo do grupo no dia 3 de janeiro deste ano. Entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, o bando roubou ainda quatro pousadas e a loja Afro Mega Hair, situadas no Centro Histórico. A nora de Cristina, uma adolescente de 16 anos, também foi apreendida e encaminhada à Delegacia para o Adolescente Infrator (Dai).
OUTRO ADOLESCENTE
A quadrilha começou a ser desarticulada, na quinta-feira (3) da semana passada, quando um adolescente de 17 anos foi flagrado a bordo de um Cross Fox, no bairro do Pau Miúdo, por uma equipe da DRFRV. O veículo fora roubado de um morador do edifício Brisa do Mar e usado na fuga dos assaltantes, no qual se incluía o garoto, que confessou a participação no roubo ao apartamento naquele prédio. O imóvel fora locado por um casal de argentinos e por um coronel do Exército e sua família, que passavam férias em Salvador.
Ele indicou a localização de Polegar, apontado como líder do bando e que estava temporariamente morando nas ruas da Barra, depois de expulso por traficantes do Pau Miúdo, onde residia. No desdobramento das diligências, a polícia chegou aos outros cinco comparsas: Gílson, Cleidson, Cleidiane, Cristina e Bárbara, presos no bairro do Pau Miúdo.
As investigações revelaram também que o adolescente, já encaminhado à Dai, está envolvido com traficantes que agem na região central da cidade. Ele é acusado de ser o autor dos homicídios de Dulce Isaias Monteiro e Vânia Santos Faria, em setembro e outubro do ano passado respectivamente, motivados pela disputa de pontos de venda de drogas.
PAGAMENTO DE PROCESSOS
Ainda segundo as investigações, as três mulheres mantêm relacionamento afetivo com criminosos presos por assaltos e furtos de automóveis, em Salvador. Em depoimento na DRFRV, confessaram que participaram dos assaltos aos apartamentos com o objetivo de levantar fundos para pagar custas processuais dos companheiros recolhidos em presídios.
Os assaltantes foram autuados por formação de quadrilha e bando armado. As mulheres estão custodiadas na carceragem da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), enquanto os três homens se encontram custodiados na carceragem do Complexo Policial dos Barris, onde permanecerão à disposição da Justiça Criminal.