Salvador

DOM Petrini destaca caminhos da fé na festa a São Thomaz de Cantuária

O prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, fez a primeira leitura da missa e falou sobre a importância do padroeiro.
Ascom , Camaçari | 08/01/2013 às 09:56
Dom Petrini e o prefeito Ademar durante a caminhada
Foto: Nelinho Oliveira

A comunidade católica de Camaçari deu demonstração de devoção e fé ao participar da procissão e missa campal realizadas ontem (07/01), em homenagem ao padroeiro de Camaçari, São Thomaz de Cantuária.

Após o cortejo, que saiu do bairro Alto da Cruz em direção à Catedral de São Thomaz de Cantuária, situada na praça Desembargador Montenegro, cerca de cinco mil fiéis assistiram atentamente à missa campal celebrada pelo bispo da diocese de Camaçari, dom João Carlos Petrini.

Durante homilia, dom Petrini destacou que o santo nos ensina a seguir o caminho da fé e salientou que conversão “é prestar atenção à palavra de Cristo e viver em conformidade com seus ensinamentos”.

O prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, fez a primeira leitura da missa e falou sobre a importância do padroeiro. “São Thomaz é adorado e reverenciado por toda comunidade católica, por isso, a festa é cercada de muito brilho e intensa participação da população”, frisou.

A devoção ao padroeiro da cidade é evidente entre os católicos. Depois de ser curado de uma doença há 12 anos, o vigilante Antonio Mota fez promessa de vestir apenas branco e vermelho durante a novena em homenagem ao santo de devoção. “Prometi ainda que tiraria o andor da igreja e o levaria de volta todos os anos”, afirmou o morador do bairro Lama Preta ao destacar que é grato ao padroeiro por ter lhe dado tudo que pediu.

Moradora de Camaçari há 13 anos, a bordadeira Rosileide Silva também aprecia o padroeiro da cidade que a acolheu e não perde uma festa de São Thomaz. “A gente pede com fé e ele realiza”, afirmou.

 

MÚSICA

 

Tida como uma importante forma de evangelizar, a música esteve presente durante todas as homenagens prestadas ontem (07/01), ao padroeiro de Camaçari, São Thomaz de Cantuária. A procissão foi animada pela banda Netos da Paróquia Sant’ana que tocou e cantou louvores durante todo o percurso.

A missa, por sua vez, foi marcada pelos cânticos e hinos sacros e, na sequência, a Comunidade Católica Ministério Obra de Deus agitou os fiéis com louvores. A banda paulista Kairos também animou a festa de São Thomaz.

 

PRESENÇAS

 

 

Os festejos e homenagem ao padroeiro de Camaçari contou com as presenças da vice-prefeita Carmem Siqueira, da primeira-dama Edyla Chagas e dos secretários municipais do Governo, Sérgio Paiva, da Educação, Luiz Valter Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Saúde, Vital Sampaio, da Habitação, João Bosco Quirelli, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, Extraordinária de Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento do Turismo, José  Cupertino,  do Desenvolvimento Social, Hélio Santos e do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos.

Estiveram presentes também o superintendente do Trânsito e Transportes, Claudécio Taroba, o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes, os deputados estaduais Luiza Maia (PT), Bira Côroa (PT) e Marcelino Galo (PT), o presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT), e os vereadores José Marcelino (PT), Professora Patrícia (PT), Otaviano Maia(PT),  Gilvan (PT), Wilton de Ferrinho