Salvador

Curso de graduação em Matemática da UFRB é insatisfatório, diz MEC

Do total, são quatro universidade federais, cinco particulares, quatro institutos federais e sete centros universitários, que deverão cumprir medidas preventivas para a melhoria dos cursos.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/01/2013 às 10:21
O curso de graduação em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está entre as instituições de ensino superior brasileiras com resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2011. A lista completa, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 8, pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), traz 38 cursos de 20 instituições de ensino superior.

Do total, são quatro universidade federais, cinco particulares, quatro institutos federais e sete centros universitários, que deverão cumprir medidas preventivas para a melhoria dos cursos, mas estes não serão suspensos. 

As instituições que obtiveram nota igual ou menor a 2 serão convocadas pelo MEC e terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. Elas terão 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.Entre os aspectos avaliados estão o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. 

Em 2011, foram avaliados 8.665 cursos. Destes, 4.458 tiveram CPC satisfatório, sendo 1.272 federais e 3.186 particulares. Dos cursos avaliados, 672 tiveram CPC insatisfatório, sendo 124 federais e 548 particulares. Outros 1.114 cursos ficaram sem conceito.