Salvador

COPA do Mundo em Salvador terá inédito plano de relações públicas

Documento é fruto da sugestão de mais de 200 profissionais da área
| 27/12/2012 às 23:32

Um plano de relações públicas para a Copa do Mundo 2014 em Salvador foi entregue nesta quinta-feira, 27, no Palácio Thomé de Souza, pelo conselheiro eleito para o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), Eliezer Cruz, ao gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), Leonel Leal.

O texto reúne sugestões de mais de 200 profissionais de diversas instituições (públicas, privadas, terceiro setor e sociedade civil organizada), ao longo de oito reuniões realizadas em universidades, museus e empresas.

Segundo Eliezer, “a construção desse plano consiste em uma experiência ímpar, em que se efetiva a inteligência coletiva dos profissionais de Relações Públicas de Salvador”. O documento faz parte das obrigações contratuais entre a cidade-sede e a FIFA e contempla temas, como o relacionamento com os públicos, questões prioritárias e estratégias a serem implementadas.

A iniciativa é inédita no Brasil e foi bem vista por outras cidades-sede, que deverão reproduzi-la. “O período de preparação para a Copa é especial, pois se caracteriza pela magnitude, visibilidade e prazos definidos. Este é um exemplo bem sucedido de construção de legado institucional, em que o trabalho articulado entre a Prefeitura e o Conferp produziram um plano de forma democrática”, afirmou Leonel Leal.

Participaram também do evento o chefe da Casa Civil, Geraldo Abbehusen, o presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Nailton Lantyer, o assessor especial de Identidade da Gestão (Assig), Luciano Suedde, o representante do COL em Salvador, Roberto Maron e o futuro gestor do Ecopa, Isaac Edington.