Com o intuito de refletir sobre a violência que atinge crianças e jovens da Bahia, a Pastoral do Menor - junto à Conexão Vida, Pastoral da Criança, Infância e Adolescência Missionária, o Projeto Consolação e a Pastoral Afro - celebra os Santos Inocentes. A missa acontece no dia 28 de dezembro, às 10h, na igreja da Trindade (avenida Jequitaia, 165, Casa 6, Água de Meninos) e é presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva.
A celebração dos Santos Inocentes é histórica e relembra o massacre ocorrido na vila de Belém. Sabendo do nascimento de um novo rei (Jesus), o rei Herodes teve medo de perder o trono e mandou assassinar todas as crianças do sexo masculino de 0 a dois anos. Estes inocentes que morreram foram considerados os primeiros mártires da história da Igreja.
Para a coordenadora da Pastoral do Menor, Glácia Bastos, é o momento de celebrar em memória dos inocentes atuais, vítimas da violência, e os sinais de vida que brotam nas comunidades.
“Na contramão das práticas herodianas, pessoas lutam para garantir vida a tantas crianças e adolescentes, nos espaços de formação humana, cultural e esportiva. Mas também num jeito afetivo e humano de tratar a cada criança e adolescente como sinal do Cristo vivo entre nós”, afirma.