Com o objetivo de promover a integração dos policiais militares com os moradores e comerciantes locais, tendo como meta a valorização e o fortalecimento da paz, a Base Comunitária de Segurança do Calabar comemorou nesta sexta-feira (21), a partir das 9 horas, no final de linha do Alto das Pombas, no bairro da Federação, o Natal Solidário.
Estão programadas apresentações de grupos artísticos (teatro, música e dança) da comunidade e distribuição de presentes e lanches por Papai Noel para cerca de mil crianças, além da presença do animador Tio Paulinho, que fará o entretenimento da garotada.
Serviços gratuitos
Enquanto isso, a Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos realizou ontem (20), até as 17 horas, no fim de linha do bairro, uma ação cívico-social, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, manicure e massoterapia e entretenimento para a comunidade.
Dezenove alunas do programa Qualifica Bahia estão fazendo trabalho voluntário, oferecendo também serviços para os moradores. “Muitas pessoas não têm condições de pagar. Então, junto com a base comunitária de segurança, vamos desenvolvendo este trabalho”, disse a professora do programa, Jaciara Silva Santos.
Para a estudante Jundiara Marques Pimentel, é uma “grande oportunidade”. Aumenta a autoestima, na sua avaliação, “notadamente para mim, que estou me arrumando para o Natal”. Além disso, revelou, “promove a integração da comunidade com a participação de alguns moradores como voluntários do programa”. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado (Polícia Militar) e a Prefeitura de Salvador (Posto municipal de saúde de Fazenda Coutos 3), estão acontecendo aulas de higiene bucal, aferição de pressão arterial e dicas de saúde.
Tânia Maria Santos, 65 anos, aproveitou para medir a pressão. “Com a chegada da base ao bairro, temos tido grandes serviços. Hoje estou aqui e faço parte do grupo de idosas que participa das aulas de educação física. Acho muito bom”.
Até o fim da tarde, serão distribuídos para a criançada por Papai Noel – que chegou no helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da PM – mais de 3 mil brinquedos. “Queríamos dar este presente aos moradores. Todas as atividades, com oficina de brinquedos, informações sobre meio ambiente, distribuição de brindes, fazem parte de um projeto de integração da base com a comunidade (moradores e comerciantes) local”, disse o tenente Alã Carlos, comandante da Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos.