Salvador

PREFEITO do PSDB permite caos total no Hospital de Teixeira de Freitas

Ronildo Brito é jornalista, radialista e editor de política do Teixeira News
Ronildo Brito , Salvador | 08/12/2012 às 12:12
Corredor do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas com situação desesperadora
Foto: Teixeira News
Ninguém sabe os motivos do abandono, principalmente pelo fato do prefeito de Teixeira de Freitas, Apparecido Staut (PSDB), que está finalizando o seu segundo mandato, não ter sido candidato. Sentimento de vingança também é descartado, já que o próprio Apparecido é acusado de abandonar o seu candidato Rodrigo Esteves na reta final da campanha.

A situação do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, unidade de extrema importância para a região, é de dificuldades há bastante tempo, mas nesses últimos 30 dias, a unidade enfrenta um período de caos. Os profissionais se esforçam, alguns trabalham até mais do que o período obrigatório, mas a falta de equipamentos, remédios, falta de coleta do lixo hospitalar, deterioração da estrutura física e uma demanda cada dia maior, estão provocando transtornos visíveis. Somente o prefeito Apparecido insiste em não enxergar os problemas.

Dias atrás o Teixeira News denunciou o caso da senhora Laudelina Caíres, 75 anos, que estava internada há exatos 21 dias na mesma posição num leito do HMTF, pois os médicos não tinham como operá-la, já que o aparelho de ar-condicionado do centro cirúrgico danificou e o município não fazia a substituição do equipamento.

Os familiares da idosa precisaram recorrer ao promotor de justiça Anselmo Lima Pereira, quando denunciaram o abandono e a paciente só passou pela cirurgia para corrigir uma fratura numa das pernas, após o caso ganhar repercussão nacional através de reportagem do Teixeira News.

Nesta última sexta-feira (8) um produtor do Teixeira News teve acesso à parte interna do Hospital Municipal, quando fotografou o caos. São centenas de pacientes enfileirados nos corredores em busca de atendimento, pacientes em macas e deixados no chão e a enfermaria com doentes amontoados. Segundo especialistas ouvidos pelo Teixeira News o risco de infecção é constante, pois além dos problemas da própria estrutura física da unidade, doentes com os mais diversos problemas de saúde ficam em contato constante.

 Também existe o problema da circulação de centenas de familiares, que por questões lógicas e com medo que o pior aconteça, preferem permanecer em situação vexatória fazendo o acompanhamento.


Além da superlotação do próprio Hospital Municipal a administração de Apparecido Staut vem sendo acusada de abandonar os postos de saúde, responsáveis pelo atendimento ambulatorial e triagem. Como não encontram atendimento médico nos PSFs todos os pacientes estariam se dirigindo ao HMTF, sufocando ainda mais sua capacidade de atendimento. Blindado pelos integrantes mais próximos de seu governo, Apparecido não comenta sobre o assunto.

Mergulhado em disparidades administrativas, o prefeito Apparecido não estaria tendo recursos para fazer qualquer investimento no HMTF e nem na própria estrutura pública de saúde, no entanto, nesses últimos dias autorizou o asfaltamento da avenida Marechal Castelo Branco, que por sinal já era asfaltada. O governo municipal trabalha inverso à lógica, não fazendo o  básico e inventando obras no apagar das luzes. Qual explicação para isso?