Corpo está sendo velado no Rio e visitação pública é intensa
Tasso Franco , da redação em Salvador |
07/12/2012 às 11:59
Prefeito do Rio, Eduardo Paes, com a viúva de Niemeyer
Foto: Folha Press
O velório do arquiteto Oscar Niemeyer foi aberto ao público às 8h30 desta sexta-feira (7), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio, sede oficial do governo municipal do Rio.
A prefeitura organizou um corredor com divisórias de metal para direcionar a entrada do público até o salão nobre, onde está o caixão de Niemeyer, cercado por coroas de flores e coberto com a bandeira do Brasil.
Até as 10h, no entanto, menos de 50 pessoas passaram pelo salão nobre. O governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes foram as primeiras autoridades a chegar, no início da manhã, antes mesmo da família.
Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto, e dois bisnetos já estão no Palácio da Cidade.
A estudante de arquitetura Gisela Arguiar, ex-moradora de Brasília, era a primeira da fila que se formava na porta do local antes da abertura do velório ao público. "Sempre admirei todas as obras dele. Por morar em Brasília, cresci vendo de perto o trabalho de Niemeyer, e por isso vim prestar esta última homenagem."
O ÚLTIMO ADEUS
O corpo de Oscar Niemeyer, morto na quarta-feira (5), aos 104 anos, retornou ao Rio na noite de quinta-feira (6) após velório e homenagens em Brasília. Segundo informações da Força Aérea, o jato que trouxe o corpo e familiares do arquiteto pousou às 22h08.
O corpo foi, então, para o Palácio da Cidade, onde começou a ser velado pela família. O velório foi aberto ao público às 8h30 e voltará a ser fechado para a família às 15h.
O enterro está marcado para 17h30, no cemitério São João Batista, também em Botafogo, e será fechado para a imprensa, a pedido da família.