Salvador

BAHIA louva dia de sua padroeira a Virgem Maria Nossa S. da Conceição

Confira o que vai acontecer neste sábado na basílica de Nossa Senhora da Conceição
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/12/2012 às 12:18
Imagem de Nossa Senhora da Conceição em procissão na área do comércio, em SSA
Foto: DIV
Os católicos baianos prestam louvores à Virgem Maria no dia 8 de dezembro. Instituída como padroeira da Bahia em 1971, através do decreto do Papa Paulo VI, Nossa Senhora da Conceição da Praia reúne devotos por toda a Arquidiocese e, para prestar homenagens.

 O dia festivo (8) conta com uma missa campal presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj; seguida de procissão com a imagem da padroeira. Veja, no final do texto, a programação completa da Arquidiocese de Salvador.
Desde a origem do cristianismo, as pessoas já tinham a crença de que Jesus foi concebido e gerado sem pecado. 

Entretanto, somente no dia 8 de dezembro de 1854 - através do Papa Pio IX - o dogma da conceição de Maria foi oficializado. Como também é padroeira de Portugal, Nossa Senhora daConceição adquiriu devotos desde a época imperial. Na Bahia, a Basílica deNossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do comércio, é a de maior tradição e a mais procurada para testemunhar a devoção à Mãe de Jesus.

A primeira igreja foi erigida em 1549, pelo então governador geral Tomé de Souza. Até chegar à Basílica atual, foram realizadas três construções. Por sua localização portuária, o templo recebia fiéis de várias partes do mundo. Em 1971, a pedido dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III, o Papa Paulo VI decretou Nossa Senhora da Conceição da Praia a padroeira da Bahia.

PROGRAMAÇÃO

Dia festivo (8 de dezembro): Missa às 5h, 6h e 7h, celebração eucarística campal às 9h, com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, seguida de procissão com a imagem da padroeira. Seguem missas Às 12h, 14h, 15h30 e 18h, encerrando os festejos da padroeira da Bahia.
ParóquiaNossa Senhora da Conceição de Itapuã (praça Dorival Caymmi, s/n. Tel.: 3375-2082)
Tema central: A bem-aventurada Virgem Maria mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja.
Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h.
Dia festivo (8 de dezembro): Alvorada e Oração do Terço, às 5h30; Missas solenes às 8h – com o Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majella Agnelo - e às 10h; às 16h, procissão pelas ruas do bairro. A Missa de encerramento será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger, scj, às 18h.
ParóquiaNossa Senhora da Conceição – Periperi (Endereço: Praça da Revolução, 49 -Periperi – 40725-580 Salvador – BA).
Tema central: Feliz és tu que acreditaste.
Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro, a partir das 19h30.
Dia festivo (8 de dezembro): Missa de encerramento às 7h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Às 12h, todos os fiéis participam de um almoço de confraternização.
ParóquiaNossa Senhora da Conceição – Tororó (praça Lions C. Internacional, s/n. Tel.: 3521-2671 e 3397-2769)
Tema: Maria, aquela que acreditou
Novenário: 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h
Dia festivo (8 de dezembro): uma procissão luminosa pelas ruas do bairro prepara os fiéis a partir das 17h. A Missa solene será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, às 18h.
ParóquiaNossa Senhora da Conceição – Governador Mangabeira (Endereço: Praça Castro Alves, s/n. Centro – 44350-000 Governador Mangabeira – BA).
Tema central: A Igreja de Cristo forma discípulos e missionários.
Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro, a partir das 19h30.
Dia festivo (8 de dezembro): Missa de encerramento às 15h, seguida de procissão e a benção santíssima.