Salvador

Niemeyer deixou projeto em homenagem ao baiano Adelmário Pinheiro

Zé Raimundo ganhou da família do médico tremedalense a cópia do projeto, concluído em julho desse ano, com maquete eletrônica.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/12/2012 às 13:02
Busto será colocado na cidade de Tremendal, sudoeste da Bahia
Foto: DIV
Ao repercutir a morte de Oscar Niemeyer, que completaria 105 anos no dia 15 de dezembro, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) destacou na sessão plenária de hoje (06) o projeto deixado pelo arquiteto para o busto (estátua) que será colocado no município de Tremedal, em homenagem ao médico baiano, Adelmário Pinheiro, líder político e ex-deputado estadual. Zé Raimundo ganhou da família do médico tremedalense a cópia do projeto, concluído em julho desse ano, com maquete eletrônica.

O deputado lamentou a morte de Niemeyer. “Além de grande revolucionário na arquitetura e urbanismo, foi um grande militante da esquerda, ligado ao Partido Comunista e a Luís Carlos Prestes, sempre crítico do capitalismo e estimulador de sonhos e utopias libertários.Reconhecido em todo o mundo como um dos grandes expoentes da arquitetura moderna, ele desenhou os prédios e monumentos mais importantes de Brasília deixou a marca em várias cidades do mundo ao longo do século XX, inclusive em cidades da Bahia".