Salvador

ITABUNA corre risco de enfrentar epidemia de dengue no verão 2013

A situação é preocupante. Se não forem adotadas as ações preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúd
Fábio Luciano , Itabuna | 28/11/2012 às 10:03
Câmara de Vereadores convoca diretor da Vigilância Sanitária
Foto: Fabinho Nazoera
Itabuna corre risco de enfrentar, ainda este ano ou no inicio de 2013, uma nova epidemia de dengue como em 2009, quando nove pessoas morreram vítimas da doença. O alerta foi feito na Câmara de Vereadores, na tarde de terça-feira (27), pelo diretor de Vigilância à Saúde, da Prefeitura de Itabuna, Florentino de Souza Filho.

“A situação é preocupante. Se não forem adotadas as ações preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Itabuna poderá ter uma nova epidemia da doença, o que deixa todos nós em situação vulnerável”, atestou Florentino Filho.

Ele revelou que de janeiro até o último dia 12,  já haviam sido notificados 6.393 casos de suspeita de dengue em Itabuna. Também admitiu que o total de casos esteja atualmente na faixa dos 7 mil.

Florentino Filho lembrou que a dengue já matou duas pessoas em Itabuna este ano e que um novo vírus, o 4, passou a circular na cidade, aumentando os riscos, em caso de contágio, especialmente para quem já teve a doença.

Hoje o vírus da dengue de maior prevalência é o 2, mas a doença agora  também poderá ser disseminada pelo vírus 4, o que significa dizer que, se a pessoa for vítima da doença pela segunda vez, correrá risco de morte porque o cruzamento dos dois vírus no organismo produz complicações ainda mais graves que as habituais.

O diretor de Vigilância à Saúde, Florentino Filho, foi à Câmara Municipal atendendo convite do vereador Paulo Luna com apoio de todos os demais integrantes do Poder Legislativo, que se mostram preocupados com a evolução da dengue em Itabuna.

Florentino Filho participou de reunião das Comissões Técnicas e fez um relato detalhado do quadro da doença na cidade, revelando que a taxa de infestação predial, no momento, é de 18,4%, considerada muita elevada.  Florentino Filho pediu à população que colabore no combate à dengue.