O bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário, celebrou, na manhã desta sexta-feira, 26, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, Adroaldo Albergaria, entregue pela Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta é a primeira unidade das nove que a prefeitura municipal assegurou junto ao junto ao Plano de Ação Regional de Urgência e Emergência, do governo Federal, aprovado pelo Ministério da Saúde – Portaria GM nº. 1723, de 14/08/12.
Durante a solenidade de entrega, o prefeito João Henrique, ao lado da secretária Municipal de Saúde (SMS), Tatiana Paraíso, e do secretário Estadual de Saúde, Jorge Sola, falou dos avanços na saúde do município. “Trouxemos para Salvador vários serviços de saúde, como o Samu 192, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), os programas de anemia falciforme e de saúde do homem, que são referencias nacionais, ampliamos a rede de atendimento com a recuperação e construção de unidades de saúde, além da valorização dos servidores através do Plano de Cargos e Vencimentos”, pontuou João Henrique.
A secretaria Tatiana Paraíso destacou a importância da unidade para a saúde do município, especialmente para os moradores do Subúrbio Ferroviário, ressaltando a ampliação do atendimento. “Com a UPA, houve um aumento de 100% na oferta de leitos, tanto para adultos como pediátricos, passando de 11 para 20, e a capacidade diária de atendimento passou de 250 para cerca de 450 pacientes ao dia”, atestou Paraíso.
A presidenta da Associação dos Deficientes Físicos do bairro, Adalicia de Jesus Silvani, destacou que a unidade trará para o bairro serviços que há muito a população esperava. “Agora estamos mais confortáveis porque podemos contar com serviços de saúde mais avançados aqui no nosso bairro”, destacou a presidenta. Do mesmo modo, a ambulante Hienia Maria de Jesus comentou a comodidade e a importância da UPA para os moradores. “Às vezes, os hospitais estão cheios e não dá para acomodar todo mundo. Agora, com esta UPA, temos uma outra opção, não é?”, observou.
Para a construção das nove UPAs foram assegurados recursos da ordem de R$ 23 milhões (R$ 2.600 milhões por unidade) junto ao governo Federal. As obras da unidade do bairro de Itapuã (Hélio Machado) estão em fase de finalização e já foram iniciadas as obras nos bairros de Valéria e de Brotas. O município está concluindo o processo de homologação para o início das obras da UPA de San Martin, finalizando a licitação para as unidades da Paralela e de Pirajá, além de já ter iniciado os estudos topográficos para implantação das UPAs dos bairros dos Barris e da Boca do Rio