Salvador

GOVERNO inaugura 1ª etapa Via Expressa e libera 5 viadutos ao trânsito

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/10/2012 às 14:27
Governador Wagner e ministro Sérgio Passos durante inauguração da obra na capital
Foto: Manu Dias

Os motoristas de Salvador ganham, a partir do meio-dia de hoje (25), mais uma alternativa de deslocamento na cidade. O governador Jaques Wagner, em companhia do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, liberou, na manhã desta quinta-feira, mais cinco viadutos da Via Expressa, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador. Na cerimônia de entrega da segunda etapa da obra, o governador Jaques Wagner confirmou a conclusão da Via Expressa para o primeiro semestre do próximo ano. "Essa é a implantação de mais uma etapa dentro do que estava previsto. Espero entregar a obra completa em abril de 2013".

Além de um viaduto pronto, na Rótula do Abacaxi, que ainda não estava sendo utilizado, serão liberados dois viadutos no Largo Dois Leões e outros dois viadutos na Baixa de Quintas, permitindo trafegar livremente nos dois sentidos, da BR-324 até a Estrada da Rainha. Com mais esta etapa finalizada, cinco das sete frentes de serviço da obra estão concluídas, faltando o trecho final da Estrada da Rainha e a conclusão dos túneis de acesso ao Comércio, na Soledade, com mais um viaduto que ligará o tráfego entre as cidades Baixa e Alta.

O ministro Passos destacou a importância das vias exclusivas para o transporte de cargas entre a BR-324 e o Porto. "Isso significa mais segurança, com menos acidentes e um acesso direto e eficiente para o Porto [de Salvador], mas o projeto também soluciona o problema dos engarrafamentos em algumas regiões da cidade. O maior exemplo disso é a Rótula do Abacaxi", disse.