O governador Jaques Wagner inaugura, nesta quinta-feira (25), às 8h30min, em companhia do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a segunda etapa da Via Expressa, maior intervenção viária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em área urbana em execução no Brasil, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador, com a liberação de mais cinco viadutos para o tráfego. Além de um viaduto executado na Rótula do Abacaxi, que ainda não estava sendo utilizado, serão liberados dois viadutos no Largo Dois Leões e mais dois viadutos na Baixa de Quintas.
Dessa forma, será possível trafegar livremente, nos dois sentidos, da BR-324 até a Estrada da Rainha.
Vias de acesso, retornos provisórios e placas de sinalização, além de uma rotatória, nas imediações da Ladeira do Paiva, facilitarão o deslocamento dos condutores que se dirigem aos bairros localizados na região, como Caixa d'Água, Pau Miúdo, Vila Laura e Sete Portas. Com mais esta etapa realizada, cinco das sete frentes de serviço da obra estão concluídas, faltando o trecho final da Estrada da Rainha e a conclusão dos túneis de acesso ao Comércio, na Soledade, com mais um viaduto que ligará o tráfego entre as Cidades Baixa e Alta.
Os veículos que chegam a Salvador, pela BR-324, poderão trafegar pelo viaduto liberado na Rótula do Abacaxi em direção à Avenida Heitor Dias, evitando os congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis, e prosseguir pela via com destino ao Largo Dois Leões, Baixa de Quintas e Estrada da Rainha. Com extensão de 4.3 km e investimentos da ordem de R$ 480 milhões, as obras serão totalmente concluídas no primeiro semestre de 2013, quando o transporte pesado de carga será feito, exclusivamente, pela Via Expressa.