Dom Frey Ruy Lopes é o cavuça do bispado brasileiro
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/10/2012 às 18:51
Papa Bento XVI recebe Dom Frei Ruy Lopes no Vaticano
Foto: Arquivo pessoal
Dom José Ruy Gonçalves Lopes - OFM cap - tomou posse canônica como 2º bispo diocesano de Jequié, em substituição a dom Cristiano, ontem, na Basílica de Santo Antônio e pregou em sua homilia o compromisso de seguir "os pastores como Deus quer conforme o coração do pai".
O novo bispo saudou a sua trajetória pastoral que engloba 23 municípios da região Sudoeste da Bahia com a saudação franciscana "Paz e Bem", sendo ovacionado pela população que se encontrava na missa campal em frente à catedral com a presença de vários bispos da região e de dom Luiz Gonzaga da Silva Pompeu, acebispo metropolitano de Vitória da Conquista.
Aos 46 anos, no ano da fé, vendo de todo coração servir a esta diocese como filho de São Francisco de Assis. Elogiou a todos aqueles que lhes ensiraram a trilhar com sabedoria o sacredócios com palavras de gratidão e destacou que, em Jequié, o primeiro filho de Deus batizado foi um escravo. Em seguida situou: "Só é livre, e aí vale para todos, quem se coloca nas mãos de Deus", comentou.
Dom frei Ruy disse que estava profundamente feliz por servir na diocese de Jequié destacando que "foi Deus quem me chamou e estamos aqui para criar a comunhão com Deus e os homens".