Salvador

Camaçari também se engaja no outubro rosa de combate ao câncer

vide
| 03/10/2012 às 19:01

As ações alusivas ao movimento Outubro Rosa foram iniciadas hoje (03/10), em Camaçari. O ato solene de abertura do Dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama aconteceu na praça Desembargador Montenegro, que ficará iluminada na cor rosa até o final do mês.

O Movimento tem por finalidade mobilizar e conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com a subsecretária da Saúde, Leda Duarte, a Secretaria da Saúde (Sesau), tem um olhar diferenciado para a questão do câncer. Não é por acaso que implantamos o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), no intuito de prevenir e tratar as pessoas acometidas pela doença.

Ainda de acordo com Leda Duarte, no que se refere ao câncer de mama, a intenção é estimular a realização da mamografia, exame que diagnostica a doença. "Atualmente o Município oferece uma cota de mil exames por mês, no entanto, a procura é menor do que a oferta e são realizados, em média, 600 mamografias por mês".

Durante todo o dia de hoje (03/10), o Ceonc montou um stand na praça Desembargador Montenegro para prestar orientações à população. Na ocasião, as mulheres com mais de 40 anos e as com mais de 35 anos com registros de câncer na família, receberam uma guia para realização da mamografia, a ser marcada na unidade de saúde mais próxima da moradia do paciente.

De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, o câncer de mama é o segundo mais freqüente no mundo e o que mais acomete as mulheres. "O Outubro Rosa é uma maneira de alertar a população sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama", salientou.

Em Camaçari, as ações do movimento seguem durante todo o mês de outubro, com os trabalhos de mobilização e conscientização a serem realizados nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e USF's (Unidades de Saúde da Família), a exemplo de palestras e encaminhamento de pacientes para a realização de exames e acompanhamento médico especializado, quando necessário.

O Dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama foi aberto com a apresentação da fanfarra mirim da Escola Municipal Parque Verde e contou ainda com homenagens rendidas às madrinhas escolhidas para simbolizar o movimento deste ano. Ivonete Reis e Valdelice Souza, 50 e 58 anos respectivamente, estavam orgulhosas em representar as mulheres que venceram a doença e foram unânimes em afirmar que o câncer tem cura, mas a pessoa deve estar alerta e procurar atendimento médico. Ambas receberam o acompanhamento da equipe do Ceonc e hoje estão curadas.  

Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Camaçari, Paulo César Costa, o diretor do Departamento de Planejamento da Sesau, Paulo Macedo, o coordenador da Assessoria Técnica da Sesau, Luiz Roberto Sibié e a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, Elba Brito.