Salvador

Governo contrata mais 78 leitos hospitalares para atendimento gratuito

vide
| 01/10/2012 às 11:11

A população de Salvador ganha, a partir de hoje (1º), mais opções de leitos hospitalares prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 78 leitos no Hospital Salvador, que antes só atendia a planos de saúde e agora passará a atender exclusivamente ao SUS. A contratação dos novos leitos foi assinada hoje de manhã, com a presença do governador Jaques Wagner, nas dependências do Hospital Salvador, no bairro da Federação, na capital baiana.

Com investimento de R$ 3,6 milhões, o governador Wagner destacou, na cerimônia de assinatura, a ampliação, em todo o Estado, de oferta de serviços de saúde para a população baiana.


Ele citou a construção de cinco novos hospitais, a exemplo do Hospital do Subúrbio; a entrega de 400 Unidades de Saúde da Família em 300 municípios baianos; além do programa estadual Saúde em Movimento, que já realizou 305 mil consultas oftalmológicas e 94 mil cirurgias de catarata no Estado. Ele lembrou ainda a implantação de 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), todas já em funcionamento no Estado, das quais duas em Salvador. Segundo Wagner, o governo federal já aprovou a contratação de mais 65 UPAs na Bahia. 


Dos 78 novos leitos contratados no Hospital Salvador, 48 deles serão direcionados para a maternidade de referência de alto risco em parceria com a instituição filantrópica Hospital Sagrada Família. Os 48 leitos obstétricos serão repartidos nos diversos serviços de obstetrícia - 10 leitos para atendimento ao pré-parto, parto e pós-parto, 22 leitos obstétricos cirúrgicos, 10 de UTI (Unidades de tratamento intensivo) neonatal, quatro de Unidade de Cuidados Intensivos neonatal e dois leitos de UTI materna. Além dos leitos obstétricos, a Sesab também contratará mais 20 leitos de UTI adulto e 10 leitos de retaguarda para urgência e emergência, em parceria com a Clínica Ortoforte.