Setenta e dois equipamentos apreendidos e 25 multas emitidas foi o resultado das blitze anti-poluição sonora realizadas nesse fim de semana pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA), com o apoio das polícias Civil e Militar e equipes da Guarda Municipal e Transalvador.
A Operação Silere contabilizou 18 Termos de Apreensão de Bens (TABs), com o confisco de 64 equipamentos sonoros (cornetas, tuitas, módulos, entre outros), 18 multas por barulho acima do permitido por lei e duas notificações para esclarecimentos (na sede da Sucom) sobre a utilização sonora.
As ações ocorreram nas localidades de Boa Vista do Lobato, Alto da Terezinha, Periperi, Praia Grande, Piatã, Pirajá, Campinas de Pirajá, Boa Vista de São Caetano, Fazenda Grande do Retiro e IAPI. Além da Silere, a equipe da Gefip realizou uma operação com apoio da 17ª e 23ª CIPM, nas regiões de Narandiba, Doron, Cabula, Cabula VI, Tancredo Neves, Saboeiro, Monte Serrat e Ribeira.
Esses trabalhos resultaram na emissão de sete autos de infração, quatro TABs, com a apreensão de oito equipamentos e emissão de sete notificações (para comparecimento à sede da Sucom e encerramento de atividade sonora).
Para denunciar a atuação de poluidores sonoros, o cidadão pode entrar em contato com a Sucom pelo telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24 horas.