As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) reinauguram nesta terça-feira, 2, às 10 horas, o Ambulatório de Geriatria e Gerontologia de seu Centro Geriátrico Júlia Magalhães (CGJM), cuja estrutura física esteve em reforma durante três meses. Consultórios, recepção e sala de fisioterapia foram ampliados para melhorar as condições de atendimento e proporcionar mais conforto a pacientes e acompanhantes.
O ambulatório recebe cerca de 120 idosos por dia para consultas (médicas, de enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional), mais 40 para fisioterapia, com uma média mensal de 4100 atendimentos.
“O número é bem expressivo e como a maioria de nossos idosos vem com acompanhantes, a recepção antiga já não comportava a demanda”, salienta a enfermeira de educação permanente do centro geriátrico, Íris Soeiro.
Ação na Apae
Na próxima quinta-feira, 4, a equipe multiprofissional do CGJM realizará uma ação social e de saúde junto aos familiares idosos dos aprendizes do Centro Educacional Especializado (Ceduc) e do Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap) da Associação de Pais e Amigos Excepcionais – Apae Salvador.
Com foco na prevenção, 29 profissionais (sete médicos, nove enfermeiras, seis fisioterapeutas, dois nutricionistas, quatro bolsistas e dois de enfermagem) prestarão atendimento geriátrico e gerontológico gratuito, com encaminhamento dos casos indicados para continuidade no ambulatório de geriatria da OSID.
A atividade será realizada na sede do Cefap (Av. Frederico Pontes, 343, São Joaquim) como parte das comemorações do Mês do Idoso na instituição, envolvendo funcionários, pacientes, moradores e seus familiares.