Salvador

VILA DE ABRANTES TEM DESFILE CIVICO PELA EMANCIPAÇÃO DE CAMAÇARI

vide
| 23/09/2012 às 22:25
Prefeito Luiz Caetano hasteia a bandeira do Brasil
Foto: Marcelo Ferrão
Começou neste domingo (23/09), com o desfile cívico em Vila de Abrantes, as comemorações em alusão aos 254 anos de emancipação política de Camaçari, celebrado no dia 28 de setembro. Cerca de oito mil pessoas prestigiaram o desfile que contou com a participação de aproximadamente três mil estudantes, fanfarras e grupos culturais.

         Com motivos de sobra para comemorar, o prefeito Luiz Caetano, celebrou o aniversário da cidade ao mesmo tempo em que comemorou mais um ano de vida. "É motivo de muita alegria comemorar mais um ano de vida juntamente com Camaçari e no local onde essa cidade nasceu", disse.

         Um dos momentos mais emocionantes do desfile foi protagonizado por Luan Moreira, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Fazenda Cajazeiras, ao fazer a leitura de um poema em homenagem ao prefeito Caetano, no qual agradeceu ao gestor pelos investimentos na educação e o parabenizou por completar mais um ano de vida.

         Outro destaque durante a celebração foi a primeira apresentação pública da Fampa (Fanfarra Municipal Popular de Abrantes), que empolgou todo o público presente executando músicas nacionais e internacionais. Com 80 integrantes, o grupo é formado por moradores do distrito na faixa etária de 14 a 30 anos.

A edição deste ano do desfile cívico de Vila de Abrantes foi ainda mais especial para a família de Geciene da Silva Souza. Isso, por que a filha Joice Silva, de apenas 4 anos de idade, participou da apresentação com a Escola Caminho Feliz. "Este ano fiquei ainda mais contente em prestigiar essa comemoração", disse a moradora do distrito.

As estudantes da Escola Municipal Barra do Pojuca, Ananda Souza, Amanda Conceição e Mariana Alves, de 15,18 e 15 anos, respectivamente, participaram pela 4° vez do desfile e tiveram "a oportunidade de comemorar o aniversário da cidade e mostrar um pouco do conhecimento adquirido", comentaram.

         No total, desfilaram 16 unidades educacionais do Município, totalizando a participação de 2.382 estudantes, além das fanfarras Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari), Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Fanesp (Fanfarra Estudantil de Parafuso), e grupos culturais, a exemplo do Samba de Roda Espermacete.

         Com 16 integrantes, o Espermacete, que é formado por moradores de Barra do Pojuca, esbanjou animação e simpatia durante o desfile. "Ficamos sempre muito felizes em participar desta grande festa promovida para a nossa cidade, e na qual nos divertimos com paz e apresentamos um pouco da nossa cultura", disse a mestre Nildes Bomfim, responsável pelo grupo.

         Também abrilhantaram as comemorações o grupo de Desbravadores de Camaçari, a Chegança Feminina de Arembepe, a Associação de Capoeira Engenho, além dos grupos Boi Bonito de Vila de Abrantes, Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia e o Dança Comigo.

         O desfile foi prestigiado pelos secretários do Governo, Francisco Franco, da Saúde, Vital Sampaio, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, além da diretora do HGC (Hospital Geral de Camaçari), Dorilda Vasconcelos, do coordenador do Cajuc, Augusto de Paula, e do sub-secretário da Administração, Mauricio Bomfim.