O blog confirmou agora a pouco com o Pároco da catedral Nossa Senhora das Grotas, Josemar Mota, a informação de que o Bispo emérito da Diocese de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza, 86 anos, faleceu às 04 e 15hs da manhã deste domingo (09), no Hospital Santa Mônica, em Goiânia (GO). Depois de uma cirurgia para tratamento de uma hidrocefalia (acumulação de liquido na cavidade craniana) o bispo teve seu estado de saúde agravado e passou os últimos dias respirando através de aparelhos, em coma induzido e se alimentando por sonda", informou na última sexta-feira (07) uma nota emitida pela Diocese local.
Dom José Rodrigues que ficou conhecido como o "o Bispo dos Excluídos", por sua atuação de líder católico e combatente de causas sociais, em defesa dos mais pobres, na região do Vale do São Francisco ao longo de décadas, foi também membro honorário, e premiado, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI)
Breve histórico:
Dom José nasceu no Estado do Rio de Janeiro, em 1926. Foi professor de português no Seminário de Aparecida (SP), e entre 1966 e 1968 fez o Curso de Especialização em Catequese e Pastoral em Bruxelas. Voltando ao Brasil, trabalhou nas Missões em São Paulo, Minas, Paraná e Amazonas.
Em 1970 foi eleito Superior Provincial dos Missionários Redentoristas de Goiás e Distrito Federal.
Em 1975 foi ordenado Bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro.
Na ocasião, a construção da Hidroelétrica de Sobradinho tinha desalojado 72.000 pessoas. Dom José entrou logo na luta em defesa dessas pessoas. Foi a primeira das muitas lutas pelos direitos dos pobres do sertão na qual ele se envolveu, enfrentando inclusive a ferocidade da ditadura militar.
Sua capacidade de luta, seu sentimento de solidariedade com o povo excluído e sua intransigência na defesa dos direitos humanos, fizeram que ele fosse freqüentemente acusado (pelos mais favorecidos, é claro,) de ter uma atuação mais política que religiosa.
Desde que chegou a Juazeiro promoveu nove Pastorais Sociais (da Terra, da Criança, da Juventude do Meio Popular, da Mulher Marginalizada, da Saúde, dos Pescadores, Carcerária); criou o Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual, com uma Biblioteca com 45.000 volumes, equipamentos de produção de rádio e televisão, jornalismo impresso, uma locadora com 2.000 títulos de vídeos para escolas e professores além de 3 programas de rádio semanais.
Foi o criador do projeto Cisternas Caseiras (para armazenar água de chuva), de tanto sucesso que o Ministério do Meio Ambiente pretende copiá-lo.
Dom José já prestou depoimento em numerosas CPIs, como aquela - sobre a grilagem na Bahia em 1977; na Comissão da Bacia do São Francisco em 1978, quando falou nos problemas causados pela construção da Barragem de Sobradinho - e na do Terror em 1981 entre outras.
Dom José participou de numerosos debates sobre a seca e a fome no nordeste.
Membro da Associação Bahiana de Imprensa durante seis anos seguidos Dom José recebeu o Troféu Mandacaru de Ouro, criado por um grupo de jornalistas da Bahia para homenagear os destaques do ano em política, economia, arte, cultura e religião.
Em 1992 publicou-se sua biografia em alemão, já traduzida e publicada e sob o título "O Bispo dos Excluídos: Dom José Rodrigues".
Começou na Diocese de Juazeiro a ideia de construção de cisterna para captação de água de chuvas, que virou política publica do governo federal. Ideia de D. José.
A Pastoral da Mulher Marginalizada, criada por D. Tomaz, teve a sua consolidação no bispado de D. José.
"O corpo de Dom José Rodrigues será embalsamado e trasladado para Juazeiro, de avião, devendo chegar na próxima terça-feira, dia 11. No aeroporto, ele ficará a cargo de uma empresa funerária que o transportará para a Catedral, onde será velado durante um período conveniente e, após Missa de corpo presente, será levado ao Cemitério de Carnaíba do Sertão, onde repousará. Passado o período legal (cinco anos), uma parte de seu corpo será colocada numa urna e depositada no Mausoléu que será feito na Catedral, ao lado do Altar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", informou recentemente no site da Diocese, o Bispo Dom José Geraldo da Cruz..
Nota sobre o falecimento de Dom José Rodrigues
"Quem crêr em mim ainda que esteja morto viverá" (Jo 11, 25). Caros amigos da imprensa, é com pesar que comunico o falecimento de Dom José Rodrigues de Souza, bispo emérito de Juazeiro-BA, ocorrido hoje as 4:15 da madrugada. Os procedimentos já estão sendo tomados para a liberação de seu corpo e vinda para Juazeiro. Rezemos ao Pai de bondade que acolha no seu Reino este seu filho que buscou ser fiel nesta vida a Palavra de Jesus.
Pe. Josemar Mota Pároco da Cateral Vigário Geral da Diocese (Blog de Geraldo José)