As obras da Arena Fonte Nova receberão nova visita de representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) nesta quarta-feira, 12, a partir das 9h30min. Trata-se de mais uma inspeção semestral realizada pelas entidades nas 12 arenas escolhidas para abrigar os jogos da Copa do Mundo 2014.
“É importante lembrar que neste caso as inspeções não tratam do andamento das obras dos estádios, mas sim de como eles vão funcionar durante a Copa do Mundo da FIFA, que pelo seu tamanho e complexidade exige esquemas especiais para receber bem o público e as delegações”, explica o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.
Segundo ele, “os técnicos da FIFA e do COL trocam informações com as sedes em assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para a transmissão de TV e hospitalidade, por exemplo”.
A comissão ficará em Salvador durante todo o dia, começando por uma reunião com a prefeitura e o governo do estado às 8h30min no Hotel Pestana, Rio Vermelho. “Para garantirmos não apenas um estádio seguro e bonito, mas também funcional e capaz de se adaptar ao planejamento operacional traçado pela Fifa e pelo COL, esse alinhamento com as sedes é fundamental”, diz Trade.
Leonel Leal, gestor do Ecopa (Escritório Municipal da Copa), concorda: “A presença deles poderá confirmar o bom andamento das atividades. A partir de reuniões como essa ajustes poderão ser realizados”.
A Arena está com mais de 70% de suas obras físicas realizadas. O içamento dos cabos de aço para suportar a membrana da cobertura da arena, já ultrapassou os 25%. Outras frentes de serviços estão em andamento, como as instalações elétricas, hidráulicas, TI e elevadores com mais de 48%
O edifício garagem tem 85% de suas fundações prontas. No acabamento, os pisos chegaram a 70% de assentamento e os revestimentos a 17%. As rampas de acesso estão com 90% das fundações concluídas e a subestação tem 95% de sua estrutura finalizada.