Salvador

FREI RUY LOPES É CONSAGRADO BISPO NA BASÍLICA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA

vide
| 07/09/2012 às 12:20
Deitado em frente ao altar mor da basílica, dom Ruy Lopes, é consagrado
Foto: BJÁ
    Em solenidade religiosa oficiada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia nesta sexta-feira, 7, o frei capuchinho menor Ruy Lopes, foi consagrado bispo da Igreja Católica Apóstolica Romana, em ato presidido pelo bispo de Salgueiro, PE, dom Magno, coadjuvado pelo bispo de Campina Grande, PB, dom Manoel Delson, e pelo cardeal emérito primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo.

   A basílica esteve completamente lotada de fiéis com a presença de muitos religiosos, políticos, o deputado federal Antonio Imbassahy, o ex-deoputado Colbert Martins Filho, o retiro da UCSAL, José Carlos Almeida, integrantes do bispado e do clero e o ato durou em torno de três horas desde a entrada do novo bispo do tempo ao recebimento do cajado e juramento aos dogamas da Santa Igreja.

   Em sua homilia, Dom Magno, disse que os prelados não pregam para sí mesmos e sim para um Jesus ressucitado e para a compreensão dos homens na terra. " Não somos proprietários da fala de Deus e sim depositários e difusores da fé católica", frisou destacando que um bispo, a rigor, é um " pastor amigo nutrido, alimentado pela palavra de Deus".

   Para dom Magno é "Ele que nos orienta, nos dá força e coragem e nos ensina o caminho do diálogo para fazer o bom combate". Destacou ainda o bispo de Salgueiro na saudação ao seu colega baiano que "um bispo é um mestre na doutrina e tem uma grande responsabilidade ao empunhar o cajado do bom pastor" lembrando uma frase apostólica de que "tudo pode naquele que vos fortalece".

   JEQUIÉ

   No próximo dia 13 de outubro, dom Ruy Lopes assume a diocese de Jequié.