Salvador

Via alternativa da estrada do Coco em Lauro pode sair do papel

vide
| 23/08/2012 às 22:27

O governador Jaques Wagner confirmou a construção da via paralela à Estrada do Coco (BA-099) que visa desafogar o trânsito em Lauro de Freitas. Já estão garantidos R$ 160 milhões para a maior intervenção de mobilidade urbana já realizada no município, pleiteada pela Prefeitura. "O projeto já está pronto e vai garantir um trânsito muito mais ágil para quem vive no município. Vimos reivindicando há anos e, juntamente com o metrô, vai garantir qualidade de vida muito melhor para nossa cidade" - comemora a prefeita Moema Gramacho.

A via expressa, apelidada de Contorno de Lauro de Freitas, vai ligar a Estrada do Coco, na altura do Km 8 (Catu de Abrantes), à BA-526, desviando todo o tráfego entre o Litoral Norte e Salvador que hoje sobrecarrega o trânsito na cidade. Os 11 km de vias duplas, com duas faixas por sentido e um canteiro central, representará novo vetor de desenvolvimento para a região e dará novo acesso à cidade, por meio da Rua Dr. Gerino de Souza Filho (rua da adutora). O projeto inclui Sistema de Operação e Monitoramento, com serviço médico pré-hospitalar, socorro mecânico e Centro de Controle Operacional. O pacote de obras prevê também ligação de 6 km da Avenida Paralela ao CIA - Aeroporto (BR-526), que está sendo duplicado, contornando o bairro de São Cristovão.

Mais de 110 mil veículos passam por dia na Avenida Santos Dumont, trecho da Estrada do Coco que corta Lauro de Freitas. A expectativa é que este número seja reduzido pela metade com a inauguração do Contorno. A Avenida Santos Dumont será municipalizada e a nova via se integrará à BA-099, ficando sob responsabilidade do Governo do Estado. Segundo o governador, "o trânsito vai fluir melhor porque, seguramente, a maioria dos veículos que passam por Lauro de Freitas segue para Camaçari e Litoral Norte". Ele ainda frisou que parte do engarrafamento da Paralela começa nas rótulas do aeroporto.

Lauro de Freitas também será contemplada com o sistema metroviário, cuja primeira etapa, que ligará o Centro (na altura da loja Insinuante) à Lapa, ficará pronta em 2015. A prefeitura quer que, posteriormente, a linha seja ampliada até Portão, limite do município com Camaçari.