Salvador

Ministro da Saúde faz visita "surpresa" ao Hospital Roberto Santos

vide
| 18/08/2012 às 19:42
Não estava nada programado, mas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que veio a Salvador para lançar a Campanha Nacional de Multivacinação, visitou hoje (17), à noite, o Hospital Geral Roberto Santos. Acompanhado do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e dos diretores do HGRS Delvone Almeida (Geral), Thiago Milet (Técnico), Miguel Mota (Médico) e Lerley Ladeia (Administrativo), o ministro percorreu as dependências da Emergência Adulto, permanecendo no Hospital durante pouco mais de meia hora. 

  O ministro percorreu diversos ambientes da Emergência, a exemplo da UTI (a Unidade de Pacientes Críticos, UPC), Unidade de Acidente Vascular Cerebral (U-AVC) e Observação Clínica.
 
A UPC e U-AVC são unidades implantadas já dentro do programa S.O.S. Emergências, do Ministério da Saúde, que contempla os 12 maiores hospitais de urgência e emergência do país - o Hospital Roberto Santos é a única instituição baiana a integrar o programa, lançado no final do ano passado pela presidente Dilma Rousseff.  

Durante a visita, o ministro referiu-se aos novos leitos de retaguarda que serão disponibilizados ainda este mês para o HGRS e ouviu, da diretora Delvone Almeida, explanação sobre outras ações realizadas dentro do S.O.S. Emergências além das UPC e U-AVC, como a ampliação do Acolhimento Com Classificação de Risco na Emergência Adulto e sua implantação na Emergência Pediátrica, ampliação na Enfermaria de Clínica Médica com mais 16 leitos, reformas da Enfermaria e Emergência Pediátrica, implantação da linha de cuidado horizontal na Emergência Adulto e abertura das salas Azul e Verde para pacientes com menos gravidade, dentre outras ações.   É a segunda vez que o ministro Alexandre Padilha visita o Hospital Geral Roberto Santos este ano. Em março, ele inaugurou a UTI Cirúrgica e o novo Serviço de Hemodinâmica