A preparação da Bahia para receber a Copa do Mundo Fifa 2014 continua em andamento. Nessa terça-feira, 14, foram realizados no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, dois workshops oficiais da FIFA, um de credenciamento e informações para não detentores de direitos e outro de proteção às marcas.
Os eventos foram coordenados em conjunto pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e pelo Escritório Municipal da Copa (Ecopa).
Pela manhã, estiveram presentes o secretário da Copa, Ney Campello, o assessor de Relações Institucionais do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Pablo Souza, representando o coordenador Leonel Leal e o coordenador de TV da Secretaria de Comunicação da Bahia, Eduardo Eurico, em nome do secretário de Comunicação, Robinson Almeida.
Para Ney Campello, a Bahia vive um momento muito favorável em relação aos megaeventos esportivos, pois sediará o Campeonato Mundial de Judô ainda esse ano, a Copa das Confederações em 2013, o sorteio final da Copa e o próprio mundial, além dos jogos de futebol feminino e masculino na Olimpíada 2016. Por isso deseja estreitar suas relações com os profissionais de Comunicação por reconhecer sua importância na realização desses eventos.
Segundo ele esforços vêm sendo realizados nesse sentido, como os dois Encontros com a Imprensa já realizados, além do pioneirismo da sede baiana na realização de um curso preparatório desses profissionais para melhor desempenho nos megaeventos.
Para Eduardo Eurico, as orientações da FIFA e Comitê Organizador Local (COL) devem ser escutadas e compreendidas para que as funções da imprensa sejam desenvolvidas com êxito.
Regras de cadastramento
Para apresentar as regras do cadastramento e credenciamento participaram da parte da manhã, a gerente de Relações com a Imprensa da FIFA, Renata Pereira, o gerente de Operações de Imprensa do COL, Castelo Branco, do diretor do Departamento de TV da FIFA no Brasil, Sven Schaffner e a diretora de Contratos Esportivos da TV Globo, Patrícia Principe.
Foram apresentados aspectos como funcionamento do Centro de Imprensa do Estádio, das coletivas de Imprensa e da Zona Mista, locais com acesso permitido para os repórteres e fotógrafos e como esses profissionais podem se registrar no Canal de Mídia da Fifa, passo a passo, no website http://media.fifa.com.
Apesar de dar direito a receber informações exclusivas, essa inscrição não garante o credenciamento no estádio, que deverá ser enviado dentro de prazos estipulados e passará por uma seleção da entidade.
Sven Schaffner e Patrícia Principe destacaram a importância do respeito dos não detentores dos direitos de mídia às normas estabelecidas, em relação à transmissão de imagens e sons. A TV Globo é a licenciada principal no território brasileiro, tendo como sublicenciados a Globosat, a TV Bandeirantes, o Band Sports, a ESPN Brasil e algumas rádios, ainda em negociação.
Assim, que não tem direito de mídia mas desejarem receber imagens, deverão manifestar interesse à Globo com 72 horas de antecedência e só podem usar as imagens sem alterá-las, com os créditos, sem exploração comercial e apenas em território brasileiro.
Proteção às marcas
Na parte da tarde a atividade também foi considerada de grande importância por Ney Campello para os empresários baianos. Expuseram os temas integrantes da Fifa: Auke-Jan Bossenbroek (coordenador do Programa de Proteção às Marcas), Vicente Rosenfeld, consultor da mesma área) e Renata Pereira, gerente de Relações com a Imprensa.
Eles destacaram como principal objetivo do Programa combater falsificações, fraudes, comércio informal no entorno dos estádios, venda ilegal de ingressos e produtos que utilizam as marcas e símbolos oficiais sem autorização.
Para evitar transtornos para o público foi criado o esquema de segurança, além de um processo de licenciamento, que apresenta os meios indicados para as empresas interessadas em licenciar produtos.