A população de Itinga, em Lauro de Freitas, recebeu a primeira Base Comunitária de Segurança (BCS) fora de Salvador. Durante cerimônia de inauguração, nesta quarta-feira (15), o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, enfatizou a importância do equipamento, que deverá reduzir a criminalidade na mesma proporção das instaladas na capital baiana.
"Junto com a base, o governo, em parceria com a Prefeitura, vai intensificar a saúde, a educação, o lazer e implementar projetos que visem a inserção dos jovens ao mercado de trabalho" - salienta Barbosa. No Calabar a redução de homicídios chega a 95%, no Nordeste de Amaralina 50% e em Coutos 45%.
A solenidade de inauguração foi aberta com o hasteamento da bandeira e visita às instalações da Base. Com efetivo de 120 homens e cinco viaturas a BCS conta com setor de inteligência e centro digital onde serão oferecidos à comunidade curso de informática.
Para o vice-governador, Otto Alencar, metade da população do município será beneficiada. "Estou muito feliz. Itinga, sem nenhuma dúvida, vai ter mais segurança. A prefeitura faz trabalho primoroso, com importantes obras e avanço nas questões sociais. O momento é combater o tráfico de drogas fortalecendo a cidadania".
Ele destacou a responsabilidade das famílias na educação e no fortalecimento de valores que evitem "que os jovens sejam pinçados para o tráfico de drogas". A prefeitura reformou e disponibilizou o prédio onde funciona a BCS. Em parceria com o Estado, a Prefeitura também viabilizou instalação, nos últimos anos, do Corpo de Bombeiros, da Delegacia de Portão, do posto da Polícia Rodoviária Estadual e da Companhia da Polícia Militar de Itinga.
Segundo o comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, o diferencial da BCS, que faz parte do programa Pacto pela Vida, é o estreitamento entre o Governo e a localidade. "Inclui investimento na infraestrutura do bairro e ações de cunho social" - frisa. Comandante da 81ª CIPM, à qual é vinculada a BCS, major Sérgio Simões enfatiza que o novo equipamento vai representar a melhoria do policiamento em todo o município.
"É reforço muito grande para a segurança de Lauro de Freitas. Trará mais tranqüilidade a Itinga e liberdade para as companhias atuarem em outras localidades". As dez câmeras instaladas pela prefeitura em Itinga, das 80 espalhadas pelo município, irão ajudar no trabalho de inteligência da BCS.
A população pode contribuir com as ações da polícia por meio dos telefones 3235-0000 (SSP), 9984-8326 (Central de Operações) e 0800 284 8626 (Sistema de Videomonitoramento). As denúncias são mantidas em sigilo.--