A segunda edição do Salvador Restaurant Week foi lançada na noite de ontem, 9 de agosto. O maior evento gastronômico do mundo que acontece em 100 países, incluindo o Brasil.
O festival acontece de 20 de agosto a 2 de setembro, reunindo 49 restaurantes de diferentes estilos, com entrada, prato principal e sobremesa a R$ 31,90 no almoço e a R$ 43,90 no jantar sendo que bebidas, serviço e couvert não estão inclusos. Na lista, nomes como Amado, Barbacoa, Ferraz, La Figa, Caminho de Casa, Café do Forte, Ercolano, Mistura, Dona Mariquita, Deseo Cocoon, Paraíso Tropical, Confraria das Ostras, Jabuticaba, Pereira, Soho, Sussa, Oui, 33 Sergio Arno, Confraria do Mediterrâneo, entre outros.
Realizado há 20 anos e inspirado no modelo do Restaurant Week de Nova York, o evento hoje já passa por várias cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Espírito Santo e São Paulo e é sucesso de público e geração de negócios. Além de movimentar os estabelecimentos, o festival tem como objetivo fortalecer o círculo turístico em torno da admiração pela gastronomia, conquistar novos clientes, divulgar e promover o trabalho dos chefs e contribuir com instituições beneficentes, sugerindo aos clientes o valor opcional de R$ 1 em cada refeição. Na capital baiana, a renda arrecadada será destinada ao Instituto Ayrton Senna.
Em 2011, o evento contou com a participação de 40 restaurantes. Este ano, 22 novos espaços aderiram à idéia e cerca de 1.600 já participaram em todo o Brasil, movimentando cerca de meio milhão de reais em faturamento nas casas e um aumento de 30% em mão-de-obra terceirizada. A previsão é que 40 mil menus sejam vendidos durante todo o período.
Quem trouxe o evento para o Brasil, sediando-o pela primeira vez em São Paulo, foi Emerson Silveira que, apaixonado pela gastronomia e por Nova York, onde viveu 12 anos, acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas, a gastronomia e o turismo. Em Salvador, o Restaurant Week é comandado por Licia Fabio Produções & Eventos, experiente no ramo gastronômico, Brasil RW e Mica. Na lista de patrocinadores, a Mastercard com co-patrocínio da Redecard e harmonização da loja Anna Import que vai oferecer vinhos de qualidade com preços inferiores aos de venda na loja. Os clientes que possuem os cartões Mastercard Black e Platinum poderão participar do evento com exclusividade de 13 a 19 de agosto.