vide
Com relação à divulgação de notícias para desestabilizar a atividade policial militar, a Polícia Militar da Bahia esclarece que continuará mantendo ações preventivas e repressivas, por meio do Pacto Pela Vida, com objetivo de inibir quaisquer ações de natureza criminal no estado.
Só na última sexta-feira a PM prendeu nove pessoas envolvidas em atividades criminosas em Itinga, onde será implantada a 6ª Base Comunitária de Segurança. No mesmo dia, foram apreendidas seis armas de uso restrito com bandidos que haviam assaltado um banco em Ubaíra, interior do estado.
Ressalta-se que essas ações fazem parte da dinâmica profissional policial militar e que os policiais militares dispõem do treinamento adequado para lidar com as mais diversas situações, seja no combate à criminalidade ou nos procedimentos técnicos que visam preservar a sua integridade física e a do cidadão.
As bases comunitárias de segurança instaladas na capital baiana conseguiram reduzir exponencialmente os índices de violência contra a pessoa e contra o patrimônio. Só nas bases do Nordeste de Amaralina, que ainda não completaram um ano, houve redução de 50% no número de ocorrências. Já no Calabar os números praticamente zeraram e a base de Fazenda Coutos em seis meses reduziu em 50% o número de homicídios e 68% nos crimes contra o patrimônio.