Ocorrem na cidade de Londres, os XXX Jogos Olímpicos. Enquanto ocorria a abertura oficial na Inglaterra no dia 27 de julho, em Conceição do Jacuipe foi realizada a "Abertura das Paraolimípiadas da Escola Daniel Ribeiro Costa" onde portadores de necessidades educativas espaciais.
Segundo Rosângela Barreto Cardoso, coordernadora de Educação Especial do Município, participaram alunos cadeirantes, deficicientes físicos e mentais, autistas e portadores de outras necessidades. A coordernadora explica que, além de despertar a consciência para o esporte, a iniciativa tem como objetivo aproximar e sensibilizar a comunidade. Ela relata que as pessoas ainda têm um olhar preconceituoso com os alunos que frequentam a instituição.
"Para eles, aqui é so um lugar pra deixar os meninos, mas precisam entender que aqui é uma instituição de ensino onde fazemos atividades alfabetização, letramento, entre outras. Aqui eles têm um currículo a seguir sob uma estrutura de ensino que trabalha línguas, matemática, corpo além de diversas competências e habilidades de cada um", diz.
"A felicidade deles ao participarem de atividades como esta é sem igual. Nosso objetivo é que, cada vez mais eles sejam independentes no ambiente social deles. Nosso desejo é que com nosso trabalho de formiguinha a gente consiga, aos poucos, reintegrá-los às unidades de ensinos normais", vislumbra Rosângela. Segundo ainda a coordenadora, as atividades na escola seguem até o encerramento das olimpíadas.
--