vide
O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), realizou na última quinta-feira (26/07), sua 19ª Reunião, desta vez no município de Brejões, que pela segunda vez sediou o encontro. Paralelamente, também foi realizada o XIX Encontro de Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Ponto de Cultura do Vale do Jiquiriçá. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de Dirigentes, Conselheiros de Educação e Diretores e Coordenadores Pedagógicos de 17 municípios. Em pauta, o processo de "Implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos" nos municípios do Vale do Jiquiriçá.
Para mediar essa discussão, o EDUCAVALE contou com a colaboração das professoras Vitória Brandão (Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Jequié) e Nandyara Santos (Assessora Técnica do Conselho Municipal de Educação de Jequié). O encontro teve ainda a participação da Profa. Emmanuelle Felix da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que apresentou o trabalho de parceria que vem sendo desenvolvido em parceria com o município de Amargosa na área de Educação Especial. O município de São Miguel das Matas, também compartilhou uma experiência exitosa que vem sendo desenvolvida no município.
Professoras Emmanuele Felix, Nandyara Santos e Vitória Brandão
Prof. Gilvan compartilha experiência do município de São Miguel das Matas
Estudantes contemplam público com apresentação cultural Das discussões, saíram alguns encaminhamentos importantes:
- Criação de um grupo de trabalho EDUCAVALE/UFRB para formulação de uma proposta de formação continuada na área de Educação Especial para os municípios do Vale;
- Garantir que cada município tenha um educador responsável pela Educação Especial;
- Revisar as propostas pedagógicas e curriculares garantindo a adequação das mesmas ao Ensino Fundamental de 9 Anos;
- Garantir espaço específico dentro do EDUCAVALE para diretores e coordenadores pedagógicos discutirem questões relacionadas a aprendizagem;
- Solicitar inclusão na pauta da UNDIME/BA das temáticas da Educação Especial, do Campo e SAEMEC para discussão de parcerias com a Secretaria Estadual da Educação.
Os Dirigentes de Cultura também saíram com encaminhamentos que terão continuidade de discussão nos próximos encontros. Ao final do Encontro, o Coordenador Executivo do EDUCAVALE, Prof. Renê Silva, agradeceu ao Prof. Alessandro Correia, Secretário de Educação de Brejões, e toda sua equipe pela disponibilidade em sediar a 19ª Reunião e também a parceria com o município de Jequié, que através do Conselho Municipal de Educação disponibilizou as professoras Vitória Brandão e Nandyara Santos, que contribuíram muito com os municípios do Vale. Todos os municípios foram informados ainda sobre as inscrições do Telesseminário de Boas Práticas que vão até 15 de agosto, realização do Seminário Estadual de Educação do Campo de 29 a 31 de agosto e sobre a matéria de capa "Redes em Construção", da edição nº 27 junho/julho da Revista Escola Pública, que faz referência a experiência de articulação do EDUCAVALE.
Para o Secretário de Educação de Brejões, que também é membro da Diretoria da UNDIME/BA, "a união dos entes federados, o fortalecimento dos territórios, o desenvolvimento regional, o diálogo entre os municípios, as proposições que surgem do coletivo e as ações conjuntas para superação das desigualdades são as marcas do espírito do MERCOVALE e do seu principal trunfo o EDUCAVALE. São também estas marcas que farão da República Federativa do Brasil uma Nação mais justa, mais igual e mais forte", pontua Alessandro Correia