Nos dias 23 a 26 de julho a Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, localizada em Nazaré, realizará homenagens a padroeira, Senhora de Sant'Ana. Este ano, segundo o pároco Abel Pinheiro, ele e os fiéis agregam à Festa uma intenção especial no coração: rogar a intercessão de Sant'Ana para que a Igreja encontre instituições e empresas, públicas e privadas, devotos e benfeitores generosos, que abracem a causa de concluir a restauração da matriz de Sant'Ana. "Já entramos no 6º ano de trabalhos e a igreja continua fechada e sem perspectivas de conclusão das obras de restauro. Que Sant´Ana possa interceder por nós", disse Abel Pinheiro.
Com programação especial de missas, alvorada festiva, recitações de terços e noites dedicadas às comunidades de Salvador, a festa também pretende arrecadar, entre os participantes, doações de leite em pó e fraldas em benefício do Hospital Martagão Gesteira. O Tríduo e Festa em louvor a Senhora Sant'Ana acontecerá na Igreja do Convento do Desterro, também no bairro de Nazaré, já que a matriz encontra-se fechada. Farão parte da Comissão de Honra do evento o arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, Dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Arcebispo Emérito; Dom Gregório Paixão, OSB, Dom Gilson Andrade, Dom Giovanni Crippa, Bispos Auxiliares da Arquidiocese de São Salvador da Bahia; e o pároco da Igreja de Sant'Ana, Pe. José Abel Carvalho Pinheiro.
Na quinta-feira (26), dia dedicado à Padroeira Senhora Sant'Ana, as festividades serão iniciadas às 6h com alvorada festiva (fogos), e na seqüência serão realizadas missas nos horários de 6h30, 8h30, 10h, 12h e 16h30. À noite, às 19h30 ocorrerá a Solene Celebração Eucarística em honra à Excelsa Padroeira Senhora Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima.
Segundo padre Abel, celebrar a festa da Senhora Sant´Ana significa voltar às origens da fé cristã e mergulhar na história bíblica. Segundo uma antiquíssima tradição, conta ele, relatada no evangelho apócrifo de São Tiago, Sant´Ana e Joaquim, seu esposo, eram bastante idosos e Ana era estéril. Não podendo ter filhos o casal vivia mergulhado numa grande tristeza, isso por que para os antigos judeus não ter filhos era sinal de "maldição" (não bênção) e, de certa forma, sofria discriminação social.
Ana e Joaquim, tementes ao Senhor Deus, se recolheram em oração e penitência e um anjo de Deus visitou a sua casa, através de um hóspede, e assegurou a Ana que no ano seguinte a alegria e boas notícias chegariam para a sua tenda. E ai nasceu Maria, a mãe de Jesus. Assim desde os primeiros séculos da era cristã, no Oriente, se celebrava a festa dedicada a Senhora Sant´Ana. E no Ocidente, as comemorações remontam ao século VII. "Sant´Ana é muito querida. São incontáveis as igrejas a ela dedicadas", disse padre Abel Pinheiro.
Serviço:
Festa da Padroeira Senhora Sant'Ana 2012
Quando: 23 a 26 de julho de 2012
Mais informações: 71 3241-1165
Realização: Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana
Programação:
23/07 - segunda-feira
19h30 - Recitação do Terço
20h - Noite dedicada à Comunidade do Jardim Baiano e Adjacências
Homenageado: Dione Gutemberg Costa
Pregador: Frei José Ruy Lopes, OFM Cap.
24/07 - terça-feira
8h - Missa dos Enfermos
19h30 - Recitação do Terço
20h - Noite dedicada às Comunidades da Palma e Mouraria
Homenageados: Abílio e Regina Bittencourt
Pregador: Pe. Damião Pereira
25/07 - quarta-feira
19h30 - Recitação do Terço
20h - Noite dedicada às Comunidades Adjacentes ao Convento do Desterro
Homenageados: Roberto e Ana Lúcia Dias
Pregador: Pe. Manuel Oliveira Filho
26/07 - quinta-feira
06h - Alvorada festiva e fogos pelo dia da Padroeira Senhora Sant'Ana
06h30 - Missa dedicada aos aniversariantes do dia, mulheres com nome de Ana, homens com nome de Joaquim, fiéis falecidos e demais devotos de Sant'Ana.
Presidente da celebração: Pe. Abel Pinheiro.
08h30 - Missa dedicada à comunidade da Vitória e demais devotos de Sant'Ana.
Presidente da celebração: Pe. Luiz Moreira Simões de Oliveira.
10h - Missa dedicada aos avós, benfeitores e demais devotos de Sant'Ana.
Presidente da celebração: Mons. Walter Jorge Pinto de Andrade
12h - Missa dedicada aos lojistas e comerciários da Baixa dos Sapateiros, Avenida Joana Angélica e adjacências da Igreja de Sant'Ana.
Presidente da celebração: Con. Edson Menezes da Silva.
16h30 - Missa dedicada aos professores, catequistas e às Irmãs do Convento do Desterro.
Presidente da celebração: Pe. Érico Pitágoras Rocha.
19h30 - Solene Celebração Eucarística em honra à Excelsa Padroeira Senhora Sant'Ana e Joaquim, pais de Maria Santíssima.