Salvador

Cães famintos atacam fazenda em Amélia Rodrigues e mata sete ovelhas

vide
| 20/07/2012 às 23:59
 

O caso acontecido em outubro de 2011, em São Bento do Inhatá, Amélia Rodrigues, no qual o Ex-prefeito de Conceição do Jacuípe foi acusado de envenenar vários cães, com repercussão nacional, toma contornos diferentes em 2012.

O fato novo foi que três ovelhas de João de Roque amanheceram mortas em sua fazenda em São Bento do Inhatá, neste dia 20/07/12, fazenda esta do mesmo acontecido em 2011, quando foi colocado dois cães mortos pendurados em sua porteira.


Procurando evitar imprecisões na noticia, como acontecido no ano anterior, onde foi anunciado um numero de animais mortos, porém de constatados só foram os dois cães da porteira, o restante não foi mostrado. Assim passamos a manhã toda fotografando para dar consistência à reportagem.

Segundo relatos de funcionários da fazenda, cães de uma vizinha no dia 19/07 adentraram a fazenda e estavam perseguindo estas ovelhas, inclusive mordendo elas, não as deixando se alimentar direito, porém não as mataram. Contudo quando eles voltaram no dia seguinte constaram que três ovelhas estavam mortas, com sinais de perfurações semelhantes a mordidas, uma com parte da carne arrancada a dentadas.

A julgar pela disposição das ovelhas mortas, marcas nos corpos e danos nas cercas, os cães cercarão um no campo, outra foi pega quando ficou presa na cerca, a terceira fugiu, mas caiu em um açude e os cães a pegaram ali. As duas ovelhas sobreviventes estavam com marcas do arame farpado pelo corpo, porém elas conseguiram fugir rompendo o arame em uma parte da cerca. Duas das ovelhas mortas eram fêmeas, uma estava preá o terceiro era o macho.
João de Roque decidiu tiram as duas restantes do local para evitar a perca delas também.


Verificamos os locais ao redor e verificamos que uma fazenda estava toda cercada com telas, aparentemente para evitar a saída e entrada de animais no local. Conversamos com o caseiro do local e ele nos confirmou que existem vários cães soltos pela vizinhança, inclusive com cães de caçadores, porém os cães que ele cuida: um pastor alemão e dois de raça indefinida são bem guardados para evitar justamente esse tipo de coisa.

 

Como agravante João de Roque informou que existem outras queixas registrada na delegacia com relação a mortes de frangos e saqués, inclusive com fotos destes cães comento as galinhas, configurando que os cães estavam se alimentando de animais menores, quando estes acabaram partiram para as ovelhas.

Pessoalmente constatamos que existem varias famílias em situação de aparente carência e com vários cães, sendo supostamente difícil manter bem alimentado em quantidade de quatro, cinco ou mais animais domésticos. Esses animais são usados para segurança da casa, companhia e até para casas em matas próximas. Entretanto os cães em particular, tem a capacidade de formarem matilhas, podendo ser este o caso. (Jacuipe Noticias)