Ficam abertas de 27 de julho a 5 de agosto as inscrições para capacitações especializadas de servidores públicos na modalidade de educação a distância (EAD), especialmente aqueles lotados no interior baiano. Os interessados podem acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), e se candidatar a uma das 120 vagas oferecidas.
Até o final do estarão disponíveis turmas de Noções Básicas em Licitação, distribuídas em três turmas, na primeira etapa do programa. O treinamento é voltado para servidores que já atuam com compras e licitação, ou ainda para quem pretende diversificar sua atuação dentro do serviço público. O curso discute a legislação e as novidades da área.
A primeira classe do semestre será acontecerá de 13 a 24 de agosto. As capacitações subsequentes ocorrerão em setembro e novembro. A descentralização dos cursos de capacitação, aliada à adoção de plataformas digitais, contribuiu para a ampliação de vagas do programa de educação continuada do Estado.
Nos últimos quatro anos, até o segundo semestre deste ano, 2.727 servidores foram capacitados na modalidade de educação à distância, introduzida em 2008 pela Saeb por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Os custos com as capacitações EAD também contribuem para uso da modalidade. O valor médio estimado por aluno no curso à distância é de R$ 52,66, enquanto as aulas presenciais são avaliadas em R$ 650, uma economia superior a 90%.
“Além do servidor não precisar se deslocar, também há a economia no aluguel de salas e do material didático, além da facilidade em ter todo o conteúdo disponibilizado em tela e acessível a qualquer hora”, destaca a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, Joana Pinheiro.