Salvador

Corpo do cardeal dom Eugênio é sepultado na cripta da catedral do Rio

vide
| 11/07/2012 às 18:27
Corpo de dom Eugênio na cripta da catedral do Rio de Janeiro
Foto: O Globo

RIO - O corpo do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugenio Sales, morto na noite de segunda-feira, foi enterrado em uma cripta na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, nesta quarta-feira. Antes de ser levado para o local, o caixão seguiu em uma rápida procissão no entorno do santuário. Apesar do encerramento das missas em homenagem ao cardeal, os fiéis permanecem no local e rezam perto da cripta.


O velório de dom Eugenio começou na tarde desta terça-feira, com missas de duas em duas horas, e seguiu por toda a madrugada e manhã desta quarta-feira. A última missa de corpo presente, celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, contou com a presença de representantes das religiões ortodoxa, anglicana, judia, muçulmana, luterana e do candomblé. Todos ficaram sentados na primeira fileira, ao lado do altar onde estava o corpo do cardeal. O babalaô Ivanir dos Santos destacou que o convite da Arquidiocese do Rio para estar presente na cerimônia do enterro representa um novo tempo de respeito entre as religiões.

Veja também


O governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que representa a presidente Dilma Rousseff, também estiveram presentes. Cabral lembrou do importante papel de dom Eugenio na defesa de prisioneiros políticos e também ressaltou que dom Eugenio foi importante durante a década de 1980, quando o estado passava por um período de decadência econômica ao defender os interesses da população mais humilde.

- Foi um santo homem que protegeu muita gente - afirmou o governador.

Mais cedo, a governadora Rosalba Ciarlini Rosado, do Rio Grande do Norte, estado natal de dom Eugenio, esteve na catedral para se despedir do cardeal. Dom Eugenio começou sua vida religiosa no Rio Grande do Norte, onde criou projetos sociais importantes, como a pastoral da agricultura e o programa Fome Zero, ao lado do sociólogo Herbert de Souza. - Dom Eugenio foi um homem único, eu não poderia deixar de vir. A primeira edição do projeto Fome Zero aconteceu em Natal, por intermédio dele. Ele foi um homem iluminado e inspirador - disse a governadora, acrescentando: - Eu vim ao Rio só para isso. Tenho uma gratidão enorme, dom Eugenio me ajudou muito em um momento difícil da minha vida. Parte um grande homem.

Cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio, dom Eusébio Oscar Scheid foi sucessor de dom Eugenio na cidade e, nesta manhã, esteve na catedral para prestar sua última homenagem ao religioso. Ele lamentou a morte do cardeal, que sofreu um infarto fulminante na noite de segunda-feira.