Salvador

COPA 2014 TRARÁ NOVAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA PARA SALVADOR

| 05/07/2012 às 10:13
A reunião debateu assuntos sobre segurnaça na Copa 2014 em Salvador
Foto: Divulgação

Salvador terá um Centro Integrado de Controle de Comando (CICC) para funcionar durante a Copa do Mundo 2014. A construção do aparato foi discutida numa reunião, realizada na quarta-feira, 4, entre representantes da prefeitura da capital baiana, governo federal (através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – Sesge) e Comitê Olímpico Local (COL).

O encontro aconteceu no Palácio Thomé de Souza, com o objetivo de debater as estratégias de segurança para a cidade durante o Mundial. A Sesge anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão na área para o País e o CICC terá papel estratégico, com a convergência do trabalho municipais, estaduais e federais, tendo como aliada a tecnologia.

O sistema será instalado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), atuando em rede com a central de segurança da Arena Fonte Nova, com os centros regionais e o núcleo nacional, localizado em Brasília. O edital de licitação para tudo isso deverá ser divulgado em agosto. As 33 câmeras do Centro de Videomonitoramento da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) também deverão ser interligadas ao CICC.

Os órgãos municipais previstos para participar ativamente do projeto são a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Cogel.

A comitiva da Sesge permanecerá em Salvador até sexta-feira, 6, e se reunirá com os órgãos relacionados à segurança municipal e estadual. Nesta quinta-feira, 5, eles participam de encontro na Central de Videomonitoramento da Cogel.