Salvador

LOUVORES A SÃO PEDRO COM MISSA NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

vide
| 29/06/2012 às 13:16
Missa na Igreja de São Pedro no Largo da Piedade, centro histórico de Salvador
Foto: Arestides Baptista, A Tarde


Um grande número de fiéis comparecem à Igreja de São Pedro, localizada na Praça da Piedade, em Salvador, nesta sexta-feira (29), para prestar homenagens ao santo, padroeiro das viúvas, dos pescadores, porteiros e comerciantes. A data é marcada pelo calendário católico.

As missas estão agendadas para acontecer às 7h 8h, 9h30, 11h, 12h, 13h e 14h30. O Tríduo Preparatório da Festa de São Pedro aconteceu na mesma paróquia nos dias 26, 27 e 28.

Às15h30, os fiéis participam de uma procissão pelas ruas Direita da Piedade e Politeama, Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro e retornam à Praça da Piedade.

Após a procissão, as homenagens são finalizadas com uma missa festiva, presidida às 17h pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

São Pedro - De acordo com a crença da Igreja Católica, Simão, nome original de São Pedro, era natural de Betsaida, na Galileia. Tinha temperamento autoritário, impulsivo, entusiasmado, embora desanimasse com facilidade. Mas era também franco e generoso.

Ao ser chamado por Jesus, que lhe deu o nome de Pedro, Simão, um então pescador da Galiléia, iniciou uma nova trajetória, dessa vez como "pescador de homens".

No ano de 64, em Roma, Pedro - que também era conhecido como "Príncipe dos Apóstolos" - foi conduzido para ser crucificado e conseguiu que os carrascos o pregassem na cruz de cabeça para baixo, já que não se achava digno de ser tratado como seu Mestre.

NO SUBÚRBIO

A Associação dos Pescadores e Marisqueira do Subúrbio (Apemja), realiza a 19º festa dos pescadores do Subúrbio, o evento será realizado no final de linha da praia de Tubarão no Subúrbio Ferroviário, neste domingo dia 01 de Julho a partir das 13hs.

O dia será dedicado aos pescadores logo ao amanhecer uma alvorada de fogos vai anunciar que o dia vai ser de festa, uma programação especial está preparada para o domingo com palco, som banda, comidas típicas e premiação aos pescadores, uma Barqueata sairá da Ilha de Maré em direção ao evento no final de linha de Tubarão, é esperado a presença de autoridades ligados a pesca, Presidente da Bahia Pesca e a Superintendente do Ministério da Pesca na Bahia.