Comidas típicas, brincadeiras e apresentações de canções juninas animaram crianças, pais e professores no Arrasta-pé da Creche Municipal Ana Montenegro, em Vila Nova de Portão, Lauro de Freitas, realizado nesta terça-feira (19). "Este é o quarto ano que fazemos está festa com intuito de demonstrar aos pais o trabalho pedagógico e cognitivo com foco na educação infantil que a unidade desenvolve", relata a diretora Mirian Vasconcelos.
Vestidos a caráter, as crianças emocionaram a todos recitando versinhos tradicionais como "cai cai balão" e "capelinha de melão". Os pais, atentos, assistiam a toda encenação. "Acho muito importante esse momento, tanto para a criança quanto para a manutenção da nossa cultura", disse a mãe da pequena Lara, de dois anos, Bruna Neves.
O forró não parou e a animação cresceu ainda mais com o sorteio do balaio junino recheado dos tradicionais ingredientes que fazem a festa do São João e revelam o porquê desta manifestação popular ser tão querida pelos nordestinos. A felizarda, Gilvania Costa, mãe de Gustavinho, não escondeu a alegria em ganhar a cesta. "Estou muito feliz, pois meu filho está com três anos e este será seu último ano aqui na creche, para fechar com chave de ouro eu ganhei esse presentão", comemora.
A creche Ana Montenegro atende a 100 crianças de um a três anos. Foi a segunda a ser implantada na cidade. Hoje, a Prefeitura de Lauro de Freitas mantém cinco unidades próprias e oito conveniadas e recebe 1.200 alunos no total. Outras três creches estão em construção e quatro com recursos assegurados pelo governo federal, dentro do Programa Brasil sem