Salvador

CAMINHADA DE IDOSOS EXIGE RESPEITO E PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA

| 16/06/2012 às 00:15
Idosos protestam contra a violência de que são vítimas
Foto: Divulgação

Cerca de 150 idosos participaram da caminhada “Rompendo o silêncio,” realizada nesta sexta-feira, 15, na celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Com o apoio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), os manifestantes foram do Largo do Campo Grande à Praça da Piedade para alertar a comunidade sobre o descaso e a violência sofridos por essa faixa da população.

Para a Delegada da Delegacia Especial de Atendimento do Idoso (Deati), Suzi Brandão, a violência contra o idoso é grave e precisa ser combatida. “Não queremos privilégios, queremos respeito”, disse a coordenadora do Conselho Municipal do Idoso, Belanizia Oliveira.

As principais reivindicações dos idosos são atendimento regular na Deati e gratuidade nos transportes intermunicipais. A caminhada completou as comemorações pela data internacional dedicada aos idosos, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A programação incluiu ainda na quinta-feira, 14, o III Seminário de Valorização da Pessoa Idosa, na Associação Baiana de Medicina, em Ondina.