Salvador

Secretário Cícero Monteiro atende comunidade do Quilombo de Escada

vide
| 15/06/2012 às 23:25
Encontro foi realizado nesta sexta-feira
Foto: Jeferson Vieira

"A proposta que foi feita pela Sedur, nessa reunião com o secretário Cícero Monteiro, é ainda melhor do que havíamos pensado. Estamos certos de que movimento está saindo satisfeito desse encontro". A fala do coordenador do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB), Pedro Cardoso, exprime o sentimento dos representantes da ocupação do Quilombo de Escada, que estiveram reunidos nesta sexta-feira (15) com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.


A reunião foi uma demanda do MSTB, que buscava a solução para as 246 famílias que ainda residem na ocupação, localizada no Subúrbio Ferroviário da capital. A ocupação ficou fragilizada após o incêndio ocorrido no ano passado, e demandava a inclusão das famílias no auxílio-aluguel oferecido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia - Conder. A proposta feita pelo Movimento seria a liberação do valor para os meses de julho e agosto, com a possibilidade de interrupção do pagamento por falta de recursos nos meses de setembro e outubro.


A solução encontrada pela equipe da Sedur, foi no sentido de garantir o repasse imediato para 246 famílias, de forma a viabilizar a desocupação da área. "Em contrapartida, vamos realizar uma assembléia com a comunidade, para garantir que as áreas de Escada e Tubarão não voltem a ser ocupadas durante a implantação dos projetos de abitação de interesse social", declarou ainda Cardoso, coordenador do MSTB.


O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, pontuou que as mesa de diálogo com os movimentos sociais é permanente, seguindo a orientação do governador Jaques Wagner. "Habitação de interesse social é uma prioridade deste governo que estamos viabilizando com o apoio do governo federal. Através dos programas Casa da Gente e Minha Casa, Minha Vida, garantimos a contratação de mais de 200 mil novas unidades, visando reduzir o déficit habitacional do nosso estado", pontuou Monteiro.


Participaram da reunião Eleonora Mascia e Miguel Cal, da superintendência de Habitação, além da assessora especial da Sedur, Roberta Santana, do representante da Secretaria de Relações Institucionais, Roque Peixoto, e moradores do Quilombo de Escada, a exemplo da líder comunitária Mira Alves. "Essa solução encontrada conjuntamente com a Sedur tranquiliza as famílias que há cinco anos lutam pela conquista da moradia digna", declarou.