Salvador

Sucom apreende 32 aparelhos sonoros e aplica 27 multas no feriado

vide
| 11/06/2012 às 10:11
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) encerrou as ações de combate à poluição sonora do feriado prolongado com o saldo de 32 apreensões, 27 autos de infração e 14 notificações. De quinta-feira (7) a domingo (10), a equipe fiscal do órgão percorreu cerca de 20 localidades de Salvador com o objetivo de fazer cumprir a Lei Municipal n° 5.354/98, que estabelece os limites de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h. As operações tiveram como foco lojas, veículos, bares e restaurantes. Os fiscais contaram com o apoio da Polícia Militar, Rondesp, Polícia Civil e Guarda Municipal.    

Somente nas regiões de Cajazeiras e Águas Claras, no domingo, prepostos da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom (Gefip) apreenderam dez aparelhagens sonoras e emitiram dez autos de infração. Em uma das vistorias, na área de Fazenda Grande II, os agentes encontram um bar com emissão sonora de 113 decibéis. Além de receber multa, o responsável pelo local teve o equipamento de som apreendido.

Só para se ter uma ideia do abuso cometido pelo dono do estabelecimento, trios elétricos que funcionam em blocos carnavalescos para adultos têm permissão, conforme a lei, para emitir som com volume de até 110 decibéis.   Outras ações - Na quarta-feira que antecedeu o feriado, dia 6, a Sucom esteve em Narandiba e apreendeu duas caixas de som de grande porte, três máquinas de jogos e demoliu dois sanitários. Todos os equipamentos ocupavam uma área pública, causando transtornos aos moradores do bairro.   Para denunciar a atuação de poluidores sonoros, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24h.