O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), homenageará Santo Antônio com a realização de um tríduo nos os dias 11, 12 e 13 de junho. A comemoração faz parte do Ciclo de Festejos Juninos, projeto da SecultBA que terá uma programação recheada de atrações durante o mês de junho, nos Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D'Água e Tereza Batista.
Na segunda-feira (11), primeira noite do tríduo, a reza ao Santo Antônio será realizada pelo Coral da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo Quincas Berro D'Água. Para o evento, o Coral preparou um repertório repleto de cânticos, que serão tocados ao som de muita percussão. "Louvaremos o Santo nos mesmos moldes em que realizamos as missas aqui na Igreja do Rosário dos Pretos. Tudo será feito com muito amor e muita alegria, como ele merece", conta a coordenadora do coral, Gildete Oliveira.
Na noite do Dia dos Namorados (12), os casais que quiserem receber as bênçãos do santo católico, popularmente conhecido como "Antônio Casamenteiro", poderão se dirigir ao Largo Tereza Batista para fazerem os pedidos junto com o cantor e ator Aloísio Menezes, que entoará os cânticos de uma forma bem intimista. "Sempre participo do tríduo de Santo Antônio promovido pela SecultBA, aqui no Pelourinho. Farei tudo da mesma forma que faço na minha casa, com muito violão. Será uma noite alegre em louvor ao Santo Antônio", explica Aloísio.
O encerramento do ato religioso e popular será realizado pelo Maestro Keiler Rêgo, no Largo Pedro Archanjo, no dia 13 de junho, data dedicada ao santo católico, que no sincretismo religioso seria Ogum, orixá das demandas. "Para essa noite, apresentarei releituras dos cânticos de Santo Antônio junto com coristas, solistas e instrumentistas", diz. "Será uma noite inesquecível", completa o maestro.
Diversão e Caridade
Além da reza, no dia 13 de junho, será distribuído aos presentes o tradicional pãozinho de Santo Antônio. O símbolo remete à generosidade do santo que doava pães aos pobres. Acredita-se que, ao manter o "pãozinho de Santo Antônio" em um pote de farinha, não faltará alimento ao lar.
Após a realização das rezas, os largos abrirão espaço para diversas atrações de forró, numa programação que se estenderá até o dia 30 de junho. Veja abaixo as apresentações dessa semana:
11/06 (Segunda-feira)
Largo Quincas Berro D'Água: 19h - Tríduo de Santo Antônio com o Coral da Igreja do Rosário dos Pretos l 20h - Gabriel Rosário (forró universitário);
Largo Pedro Archanjo: 19h - Zé Honório e Banda Visgo de Jaca (forró eletrônico)
Largo Tereza Batista: 21h - Cicinho de Assis (forró tradicional)
12/06 (Terça- feira_
Largo Tereza Batista: 19h - Tríduo de Santo Antônio com Aloísio Menezes l 21h - Missinho (forró tradicional);
Largo Quincas Berro D'Água: 21h - Juan e Ravena (forró universitário)
Largo Pedro Archanjo: 21h - Jaqueline Damasceno
13/06 (Quarta-feira)
Largo Pedro Archanjo: 19h - Tríduo de Santo Antônio com o maestro Keiler Rêgo l 21h Pedro Sampaio (forró tradicional)
Largo Quincas Berro D'Água: 21h - Vanesca Pinheiro (forró universitário)
Largo Tereza Batista: 21h - Forró Massapê
14/06 (Quinta-feira
Largo Pedro Archanjo: 21h - Wilson Aragão e Banda Capim Guiné
15/06 (Sexta-feira)
Largo Pedro Archanjo: 13h - São João da Escola Vivaldo da Costa Lima
Largo Tereza Batista: 21h - Forró de Barroco
16/06 (Sábado)
Largo Pedro Archanjo: 21h - Dinho Oliveira (forró tradicional)
Largo Tereza Batista: 19h - XV Forrolinha, Zuno Leon e Lucy & Banda
17/06 (Domingo)
Largo Pedro Archanjo: 17h - Forrodum