Quem ficar em Salvador durante o feriadão terá uma ótima alternativa de divertimento. A segunda noite do Forró do Povão será realizada nesta sexta-feira (08), a partir das 19h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho. A festa é uma iniciativa do Bocão Cidadão, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).
Na primeira edição realizada no dia 01 de junho, o público atendeu ao chamado e transformou o Largo Tereza Batista em um grande arraiá ao som de Renato Fechine, Zelito Bezerra e da banda Torres da Lapa. A segunda edição do projeto também contará com os shows de Renato Fechine e Zelito Bezerra, além da banda convidada, Tio Barnabé, comandada pelo vocalista Neto Bittencourt.
"Espero que o povo repita a dose com a mesma receptividade, alegria e paz que apresentou na primeira edição. Foi bom ver e sentir a energia de um público formado por pessoas de todas as idades curtindo um bom forró no Pelourinho, um lugar genuinamente heterogêneo", disse Fechine
Solidariedade
Além de poder curtir um bom arrasta-pé, o público poderá contribuir doando 1kg de alimento não perecível para Associação de Clube de Mães União da Boca do Rio - Creche Béu Machado, fundada pelo poeta e jornalista Béu Machado. A creche atende toda a comunidade da Boca do Rio e adjacências, beneficiando anualmente mais de 200 crianças entre 01 e 07 anos de idade. "É nosso objetivo doar o maior número possível de alimentos à Creche Béu Machado, uma instituição séria, que precisa desse apoio", pede Fechine.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.
Atrações:
Renato Fechine: além de ator, Renato Fechine é classificado por muitos como um "músico completo". O cantor e excelente instrumentista também é compositor e já teve mais de 200 composições suas gravadas por Netinho, Terra Samba, Asa de Águia, É o Tchan etc. Seu primeiro disco de forró foi lançado em 1989, intitulado ‘Meio Mundo de Amor', ainda quando o mercado do forró só existia no São João.
Zelito Bezerra: iniciou sua carreira em 1992, dedicando-se, principalmente, à música nordestina, participando de diversos grupos musicais e também da gravação de discos com vários artistas.
Em 2002, gravou o seu primeiro CD com a sua primeira formação, que já se destacava na Bahia com o nome de Forrozeando. Resolveu partir para carreira solo, em 2003, viajando para a Itália. Lançou o seu segundo CD, na Europa, em 2004: O melhor Forró pra você. Nesse CD, contou com a participação de artistas como Raimundo Sodré, Sebastião do Forró, Andréa Caldas e seus irmãos Joilson e Nino Bezerra.
Tio Barnabé: Formada em 2004 por jovens artistas criativos, a banda Tio Barnabé, hoje liderada pelo vocalista Neto Bittencourt, se inspirou em um ritmo eternizado por artistas consagrados no forró como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença. O resultado dessa mistura é um repertório com muito xote, baião, arrasta-pé e vaneirão. No repertório da banda, canções autorais com letras alegres e dançantes, e músicas de sucesso da atualidade, agradam o público de todas as idades.
Serviço
O quê: Forró do Povão
Quando: 08 de junho
Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho) l 19h
Quanto: 01kg de alimento não perecível
Classificação: Livre