Salvador

Marinha e Associação Comercial homenageiam heróis da Guerra Paraguai

Tá certo
| 08/06/2012 às 10:52
 

No próximo dia 11 de junho, Dia da Marinha, segunda-feira, às 7.30 horas, a Associação Comercial da Bahia presta sua centenária homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo na Guerra do Paraguai, com a tradicional cerimônia de aposição floral no Monumento do Riachuelo, praça Conde dos Arcos (Comércio) , com a presença do Comandante do II Distrito Naval, vice-almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, oficiais da Armada, recebidos pelo presidente da ACB, Marcos de Meirelles Fonseca, diretoria e associados.


A elegante e imponente obra"sinaliza defronte ao paço do Palácio da ACB os laços históricos entre a entidade e a Marinha do Brasil", afirma Meirelles,referindo-se ao monumento inaugurado em 1874, encomendado na França pela Associação Comercial da Bahia, obra do escultor Antonio Francisco Lopes Rodrigues, 23 m de altura, encimado pela mítica figura feminina da Vitória. Todo em mármore de carrara e ferro.

PARCEIRAS HISTÓRICAS

A história conta que foi durante a Guerra do Paraguai (1865) quando mais se estreitaram os laços e parcerias entre a Associação Comercial da Bahia e a Marinha do Brasil.

A entidade uniu associados e liderou na Bahia ações humanitárias para socorrer as famílias dos militares envolvidos no confronto. Com a Marinha, a Associação Comercial da Bahia também juntou esforços na ajuda e campanhas de apoio aos flagelados da seca, desde os idos de 1900.

A partir dos anos 60, e até o princípio final dos anos 90, o desfile oficial do Dia da Marinha em Salvador percorria várias ruas do Comércio, saindo da sede do 2º. Distrito Naval em direção à Praça do Riachuelo (Conde dos Arcos), bem defronte ao Palácio da ACB, onde aos pés do monumento ocorria a aposição de flores, que será repetida neste ano, mantendo-se a longa tradição de parceria entre a entidade e a Marinha do Brasil.