Milhares de fiéis da Igreja Católica celebraram a presença de Cristo na Eucaristia durante missa campal e procissão realizadas na manhã desta quinta-feira (7), pela Arquidiocese de Feira de Santana. As manifestações religiosas marcam as comemorações do dia de Corpus Christi. Concentrados na praça Padre Ovídio, os católicos prestigiaram a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano dom Itamar Vian e padres de diversas paróquias do município.
Dom Itamar Vian destacou a importância e o significado da Eucaristia, enfatizando que o ato também representa solidariedade. "Eucaristia é vida. Por isso Cristo disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ao mesmo tempo, ela é sinônimo de solidariedade, um sentimento que precisamos demonstrar cada vez mais. O católico deve comungar pensando no próximo, olhando as necessidades do seu irmão, para que possamos atenuar os efeitos das desigualdades sociais", ressaltou. Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão pela avenida Senhor dos Passos e rua Conselheiro Franco, que foram enfeitadas com tapetes coloridos, confeccionados com diferentes utensílios e produtos, como pó de café e pó de serra. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico. Na manifestação, o corpo de Cristo na hóstia consagrada foi representado pelo ostensório carregado por dom Itamar Vian durante todo o percurso.
Para os fiéis que participaram do ato, a festa é sempre linda e emocionante, como revela a aposentada Vitorina Alves Estrela, 83 anos, que participa da Paróquia Senhor do Bonfim. "Mesmo enfrentando algumas dificuldades para me locomover, faço um esforço para prestigiar. É uma festa muito bonita, por isso faço questão de vir todos os anos para celebrar o Corpo de Cristo", afirma.
O prefeito Tarcízio Pimenta participou da celebração da missa e procissão, acompanhado do secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles e do superintendente de Trânsito Denílson Santiago.
Na oportunidade, representantes da Arquidiocese agradeceram o apoio cedido pela Prefeitura de Feira de Santana, através das secretarias envolvidas, como a de Transportes e Trânsito (SMTT), que impediu o acesso de veículos ao local e facilitou o tráfego por outras vias públicas, e a de Serviços Públicos (Sesp), que garantiu a limpeza das vias logo após a finalização dos festejos.
|