Na véspera do Dia do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães plantaram mudas de pau-brasil, ypê e oiti nas margens do Rio Sapato, em Lauro de Freitas. "O trabalho de preservação ambiental é de importância imensurável para a revitalização desta área que foi degradada ao longo de tantos anos pelo homem", afirma o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SMARH), Jorge das Virgens.
A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Sanitária Ambiental da Smarh, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Serviços Públicos (SESP), que selecionou as mudas plantadas às margens do rio. "As espécies nativas servem para evitar o assoreamento do rio e a morte de animais", explica o secretário.
O diretor da Escola Municipal Ana Lucia Magalhães, Antonio Claudio, ressaltou a necessidade de ensinar às crianças a importância das matas ciliares para a vida do rio e do contato direto com a terra. "Os alunos aprendem de forma lúdica a lidar com as questões da preservação do meio ambiente. O objetivo é fazer com que eles abracem essa causa", conta.
No ano passado, 80 mil alevinos foram depositados no Rio Sapato. A espécie de peixes é conhecida como ‘o porco dos rios', por se alimentar de mosquitos e restos orgânicos. A SMARH também realiza trabalho de conscientização nos condomínios construídos as margens do rio. "Nos solicitamos a retirada das tubulações de esgoto das residências. Os condomínios devem fazer o tratamento desses dejetos antes de lançá-los no rio", orienta o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SMARH, Ronaldo Loxa.