Salvador

Projeto Floresta Sustentável promove educação ambiental em Mata

vide
| 03/06/2012 às 20:28

O Projeto Floresta Sustentável, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, participa da Semana do Meio Ambiente, em Mata de São João, de 02 a 09 de junho. Durante toda a semana serão realizadas ações de educação e sensibilização ambiental com as comunidades do município, como palestras, exposições, plantio de mudas, caminhadas, apresentação teatral e corrida de aventura. O evento conta com a parceria de entidades como Prefeitura Municipal de Mata de São João, Fundação Pró-Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Ong Jogue Limpo, Centralforte de Negócios, Associação Turisforte, Tivoli Ecoresort, Salvador Norte Shopping e DAVENTURA.

  

A coordenadora administrativa, Thaise Costa Pinto, do Projeto Floresta Sustentável, realizado pela Fundação Garcia D´Ávila, informa que haverá plantio de mudas com turistas que visitarem a Reserva da Sapiranga durante toda a semana comemorativa. Nos dias 05 e 06 estão programadas também apresentações teatrais e oficina de brinquedos confeccionados com garrafas PET, em parceria com o Hiperideal Supermercados e a APA Litoral Norte, para crianças das Escolas Municipais São Pedro e Açu da Torre.


No dia 09 haverá, em Praia do Forte, exposição de desenhos, peça teatral, música, poesia, oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, além do maior evento da categoria trail running do Norte e Nordeste - Running DAVENTURA 2012. Cerca de mil atletas e familiares vão participar da corrida e vai gerar renda para 80 pessoas das comunidades envolvidas no projeto.


Sobre Projeto Floresta Sustentável


Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, tem como objetivo restaurar áreas degradadas de Mata Atlântica, conservar o ambiente da Reserva da Sapiranga, promover a educação ambiental e fomentar atividades de geração de renda compatíveis com a conservação ambiental envolvendo as comunidades de Tapera/Sapiranga, Barreiro, Pau Grande e Campinas. Segundo o Coordenador Técnico do Projeto, Alvaro Meirelles, o Projeto Floresta Sustentável já produziu 130 mil mudas e já ofereceu 300 vagas entre cursos e capacitações como curso de ecoturismo, curso de coleta de sementes e produção de mudas de vegetais nativos, aproveitamento dos recursos naturais para atividades artesanais, curso de agrofloresta entre outros. Mais informações no site http://www.florestasustentavel.org.br/.