Neste sábado, a cidade de Barro Preto, a 65 km de Ilhéus, encerrou o cronograma de audiências públicas sobre o empreendimento do Porto Sul.
No seu discurso de abertura o prefeito do município de Barro Preto, Adriano Clementino, mostrou-se favorável a vinda do empreendimento para a região, pois entende que o mesmo será uma alternativa de desenvolvimento para a cidade. Clementino salienta que o novo porto trará "benefícios de ordem econômica e social, valorizando o povo local e trazendo o desenvolvimento, tão necessário, para a região".
O prefeito defende a construção do Porto Sul, pois entende a importância da "coexistência harmônica entre o desenvolvimento e o meio ambiente" e observa essas duas características ao tomar conhecimento dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA- RIMA) elaborado pelos consultores do projeto.
A expectativa do representante municipal é que a vinda do empreendimento aumente a oportunidade de empregos para a região, aumentando, consequetemente, as divisas econômicas do município.
O Secretario da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, assegurou o apoio do governo no incremento das oportunidades de empregos para a região: "Queremos ajudar a gerar empregos para os nossos jovens. É o desafio do nosso governo", afirmou Costa.
As seis audiências públicas contaram, no total, com um público de mais de 4.300 pessoas, reforçando o processo democrático e transparente pelo qual esta baseada a obtenção das licenças ambientais para instalação do empreendimento.