Com o objetivo de capacitar o Gerente Municipal de Convênios e Contratos (GMC) para a execução de projetos do Governo Federal, a Caixa Econômica em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) está realizando uma série de treinamentos. N
esta semana, foi a vez de alguns municípios pertencentes a Superintendência Regional Sul, no auditório do Palace Hotel, em Itabuna. Outra turma deverá fazer parte da próxima etapa, que segue até o final do mês de junho, com extensão aos municípios de Jequié e Eunápolis.
De acordo com o gerente regional de relacionamento de Governo / Judiciário, Euclides Antônio Barbosa Monteiro a figura do GMC é mais importante para a eficiência e eficácia dos processos, tendo em vista que ele é o facilitador sobre o fluxo do andamento dos convênios. Por meio de treinamento presencial ministrado por instrutores do banco, os técnicos puderam dirimir dúvidas sobre o processo de encaminhamento dos projetos, que em muitos casos prejudicam até a saída de benefícios.
Visando facilitar a gestão do fluxo dos projetos pelo GMC, o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga revela que a instituição está desenvolvendo um Plano de Ação para que esses profissionais venha estar munidos de todas as informações, desde a aprovação do contrato até a conclusão do objeto conveniado. "Esse material se torna necessário para que o GMC tenha um acompanhamento eficaz das suas atividades e estas possam ser apresentadas de modo esclarecedor ao Gestor Público Municipal".
Próxima etapa
O gerente regional da Caixa revela ainda que representantes de alguns municípios faltaram ao treinamento, mas terão a oportunidade de participar da próxima etapa, que será realizada ainda este mês, com a data a ser anunciada pela direção. "Além disso, nós solicitamos a participação dos prefeitos, como presença fundamental para dar mobilidade aos recursos federais".