"Mato Grosso - Bahia: Troca de Experiências no Combate ao Trabalho Escravo" é o tema do seminário promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia para o Trabalho Decente, nesta sexta-feira (dia 25), das 8h30 às 18h, no Hotel PortoBello, no bairro de Ondina, em Salvador. O evento acontece na semana em que o Brasil está empenhado na aprovação pelo Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, conhecida como a PEC do Trabalho Escravo.
Dirigido aos membros da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-Ba) e diversas instituições parceiras, o encontro acontece no Hotel PortoBello, no bairro de Ondina, em Salvador. "Vale destacar que o Mato Grosso é referência nacional nas ações integradas e articuladas dos mais diversos órgãos e instituições para erradicação do trabalho escravo", afirma Patrícia Lima, assessora especial da Setre e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente.
Na Bahia, o Combate e Erradicação do Trabalho Escravo tornou-se um dos eixos prioritários da Agenda do Trabalho Decente. "Neste seminário, vamos trocar experiências com o estado do Mato Grosso, apresentar as novas estratégias de atuação na Bahia e trazer para essas discussões outras instituições que, atualmente, ainda não integram a rede formada pelo Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente e pela Coetrae/Ba", sintetiza.
Para falar da experiência do Mato Grosso, integram a comitiva, Valdiney Antonio de Arruda, Superintendente Regional do Trabalho e presidente da Coetrae-MT; Alexandre Bustamante dos Santos, Secretário Adjunto de Segurança Pública; Vera Lucia de Araújo, Secretária Adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Presidente do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo; Marcos Aurélio Veloso, delegado da Polícia Civil; Rafael Garcia Rodrigues, procurador Ministério Público do Trabalho; e Simone Ponce, coordenadora de Comunicação, Responsabilidade Social e RH do Consórcio Santa Bárbara - Mendes Júnior.